Como preparar a sua casa para a chegada do pet

16 de fevereiro

Deve ser o sonho de muitas pessoas ter um pet, seja um gatinho ou um cachorrinho. Mas, precisamos ter em mente que esses bichinhos são seres que precisam de muito amor, cuidado e atenção. Por isso, se você está pensando em adotar um animalzinho, existem alguns passos para preparar a sua casa para a chegada do pet. 

Quer saber mais sobre como criar um lar para o mais novo membro da família? Então continue lendo este post! 

O que fazer antes da chegada do pet? 

Então você já decidiu que vai adotar um bichinho, certo? Pois antes de chegar na sua casa, você precisa ajeitar o seu lar para deixá-lo mais seguro. Dessa forma, é mais fácil de garantir que nenhum acidente ocorra. 

Assim como as crianças, os pets precisam de cuidado constante, principalmente se estamos falando de filhotes. Eles gostam de explorar o ambiente e conhecer os limites do local. Portanto, a atenção com eles precisa ser redobrada. 

Quando adotamos um animalzinho, conquistamos uma grande responsabilidade, já que precisamos garantir a sua saúde e proteção. Por isso, a preparação da casa é um passo muito importante antes da sua chegada. 

Segurança: 

Em primeiro lugar, antes do pet chegar, precisamos garantir que a casa esteja segura para recebê-lo. Afinal, os bichinhos são como crianças curiosas, que gostam de explorar e conhecer o novo ambiente. Ainda mais quando são filhotes. Também é preciso considerar que se eles estiverem se sentindo assustados, podem se esconder em qualquer lugar até que se sintam à vontade para sair. 

Caso você viva em uma casa com escadas, por exemplo, talvez seja interessante colocar uma grade para evitar que o pet caia. Alguns modelos de grade podem ser simplesmente encaixados sem a necessidade de fazer uma instalação mais complexa. Já para gatos, as telas fazem a segurança do local, evitando que eles caiam de lugares altos ou fujam. 

Ao contrário do que muitos acreditam, os gatos não precisam sair para rua para dar suas “voltinhas” para se sentirem bem. Quando eles saem para rua, além de ficarem expostos a diversos perigos, como atropelamentos e quedas, temos a preocupação com as pessoas. Infelizmente existem pessoas más, que agridem e envenenam os felinos, portanto, mantenha o seu gato dentro de casa! 

Alimentação: 

A alimentação é outro item que precisa ser resolvido antes da chegada do pet. Isso porque você não pode esperar até que ele esteja com fome para comprar a ração certa. Além disso, se você faz as suas compras com calma, ainda dá tempo de fazer uma pesquisa cuidadosa, perguntar para as pessoas que você conhece que já tem animais qual é a melhor ração. 

Existem várias marcas no mercado, mas o importante mesmo é ver a indicação para o tipo de animal. Já que a cada fase da vida, eles possuem necessidades diferentes. Quando eles são filhotes, precisam de ração que ajude no desenvolvimento deles, assim como eles são adultos precisam de uma alimentação saudável e balanceada. 

Se você já vai adotar o pet castrado, é interessante buscar por uma alimentação específica para animais castrados. Pois eles costumam ganhar mais peso após a castração. 

As rações molhadas e petiscos agradam muito os animaizinhos, por isso não esqueça de levar alguns sachês para casa. Assim, você ganha uns pontinhos com o novo membro da família. 

Cuidados com higiene: 

Os cuidados com a higiene, tanto do ambiente quanto do animal, são essenciais para manter a boa saúde do pet e das pessoas da casa. 

Os cachorros precisam ser adestrados para não fazer suas necessidades em qualquer lugar. Para as pessoas que moram em apartamentos, os tapetes higiênicos são uma opção para evitar que eles façam xixi pela casa. Existem educadores sanitários que ajudam a adestrar o cão, assim ele sabe onde pode e onde não pode fazer xixi. 

Já os gatos já possuem um instinto natural e não precisam ser adestrados para usar a caixa.  Se você colocar uma caixa com um granulado no mesmo lugar de sempre, eles sabem o que fazer. O importante é deixar a caixa limpa, pois eles não costumam ir se ainda estiver suja. 

Os gatos têm tendência para desenvolver problemas renais, porque diferentemente dos cães, eles não bebem muita água, também não fazem suas necessidades em qualquer lugar. Então, deixe sempre a caixa limpa e com granulado o suficiente para eles se manterem saudáveis. 

Brinquedos: 

Por fim, você precisa ganhar a confiança dos bichinhos de alguma forma. Além dos petiscos, que são um verdadeiro sucesso, não importa se você tem um cão ou gato, eles simplesmente amam esses mimos. Mas você também pode deixar vários brinquedos para eles mastigarem e correrem, pois eles não só gastam energia, como também deixam os seus objetos pessoais de lado. 

Não que os seus sapatos ainda não estejam em perigo, eles estão! Porém, com os brinquedos eles descontam toda a energia acumulada nos objetos ideias para isso. Além disso, dependendo do que eles usam para brincar, pode ser que eles se engasguem ou se machuquem. Já com os brinquedos certos, eles não correm tanto perigo. 

Enfim, esses são os passos para preparar a sua casa para a chegada do pet! Aqui no Covabra Supermercados temos tudo o que você precisa para receber bem o seu novo bichinho! Venha conhecer a nossa seção Pet Shop! 

Leia também: Cuidados para manter seu pet aquecido no inverno 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *