Petiscos naturais para pets: como fazer em casa
Nos últimos anos, marcas de petiscos naturais para pet têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, conquistando os tutores mais atentos às novidades. Isso porque a nutrição é um dos pilares fundamentais da saúde dos nossos amigos de quatro patas, uma vez que influencia diretamente no seu bem-estar físico e mental, energia e na prevenção de uma série de doenças.
Com a crescente conscientização sobre os impactos da alimentação na saúde dos pets, muitos tutores têm buscado alternativas mais naturais e saudáveis para seus animais de estimação. Afinal, optar por uma dieta natural significa escolher ingredientes frescos, livres de conservantes e aditivos químicos, que muitas vezes são encontrados em alimentos processados e que, a longo prazo, podem refletir na qualidade de vida dos peludinhos.
Além disso, alimentos naturais oferecem uma variedade mais rica e adaptada às necessidades específicas de cada pet. Isso porque você pode ajustar a dieta de acordo com a idade, porte, nível de atividade física e até eventuais condições de saúde dos animais. Além de que variar os ingredientes também contribui para a experiência alimentar, estimulando o paladar dos animais e tornando as refeições ainda mais deliciosas.
E como anda a dieta do seu pet?
Você tem observado a qualidade dos alimentos oferecidos a eles e têm noção das suas necessidades nutricionais específicas? Caso a resposta para essas perguntas seja um “não” ou talvez um “não sei”, é hora de agendar uma consulta com um médico veterinário e pedir orientações.
Enquanto isso, que tal começar a introduzir alimentos naturais para pet na alimentação do seu peludinho? Você pode começar com petiscos simples e fáceis de preparar, que podem ser feitos em casa mesmo e oferecidos durante o dia, entre as refeições. Claro que tudo de forma balanceada, tá? Ainda que sejam naturais, os petiscos também contêm calorias e devem ser oferecidos com limites.
Receitas práticas e simples de petiscos naturais para pet para fazer em casa com poucos ingredientes
Pensando nisso, separamos algumas dicas de petiscos naturais para pets que você pode fazer em casa. E a melhor parte: de forma rápida e com poucos ingredientes! Vem aprender com a gente:
Biscoitos de abóbora para cães
Você sabia que a abóbora é um alimento altamente benéfico para a saúde dos cães, quando incluída corretamente em sua dieta? Isso porque esse alimento é uma fonte rica de vitaminas, como a vitamina A (importante para a saúde da visão), vitamina C (que suporta o sistema imunológico), e vitamina E, além de minerais como o ferro e o potássio.
Além disso, a abóbora é conhecida por sua alta concentração de fibra, que pode ajudar a regular o sistema digestivo dos nossos amigos de quatro patas. Por isso, se seu cãozinho sofre com constipação ou diarreia, esses biscoitos podem ajudar bastante!
Você vai precisar de…
- 1 xícara de purê de abóbora (sem açúcar e sem tempero);
- 2 ovos;
- 1/2 xícara de aveia;
- 3 xícaras de farinha de trigo integral.
Como preparar:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Misture todos os ingredientes em uma tigela até que a massa fique homogênea. Se estiver muito seca, adicione um pouco de água.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada até que tenha cerca de 1/4 de polegada de espessura.
- Use cortadores de biscoito para cortar em formas desejadas.
- Coloque em uma assadeira e asse por 25-30 minutos ou até que estejam crocantes.
- Deixe esfriar completamente antes de servir.
Cubos de frutas congeladas
Fez calor por aí? Então os cubos de frutas gelados são a opção de petisco perfeita para o seu pet! Aqui vale tanto para cães quanto para gatos, porém, procure saber quais são as frutas que cada um deles pode comer, tá? Os cubos de frutas geladas ajudam a aumentar a ingestão de líquidos dos pets, promovendo uma boa hidratação. Isso é particularmente importante durante o verão ou em climas mais quentes, onde os animais podem precisar de um incentivo extra para manter-se hidratados.
Além de que frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. Isso pode beneficiar a saúde do seu pet de várias maneiras, como fortalecendo o sistema imunológico, por exemplo, e melhorando a saúde da pele e do pelo.
Você vai precisar de…
- Pedacinhos de frutas seguras para pets (como maçã sem sementes, banana, melão etc.).
Como preparar:
- Corte as frutas em pequenos pedaços (ou pode moer, se preferir).
- Distribua os pedaços de fruta (ou extrato) em formas de gelo.
- Cubra com água e congele.
- Uma vez congelados, remova os cubos e ofereça ao seu pet como um refrescante petisco.
Petiscos de batata doce
A batata doce é, naturalmente, fonte excelente de vitaminas A, C e B6, além de minerais como o potássio e o manganês. Esses nutrientes são muito importantes para manter a saúde da pele e do pelo, melhorar o sistema imunológico, a função muscular e nervosa, e promover a saúde dos olhos e a digestão.
Outro ponto interessante é que os petiscos de batata doce são baixos em gordura, o que os torna uma opção excelente para pets que precisam manter ou perder peso, sem sacrificar a nutrição ou o sabor.
Ah, e não se esqueça: é essencial garantir que a batata doce esteja cozida (e não crua) antes de ser oferecida aos pets, para garantir uma digestão fácil e evitar potenciais toxinas.
Você vai precisar de…
- Batata doce (na quantidade necessária para os petiscos).
Como preparar:
- Pré-aqueça o forno a 120°C.
- Lave e corte as batatas doces em fatias finas.
- Coloque as fatias em uma assadeira, sem sobrepor.
- Asse por 2-3 horas, virando na metade do tempo, até que estejam secas e crocantes.
- Deixe esfriar antes de servir.
Biscoitos de atum para gatos
Seu gato gosta de peixes? Podemos apostar que sim! E se você ainda não sabe, que tal oferecer e fazer o teste? E que tal começar pelo atum? Além de ser uma maneira deliciosa de mimar seu felino naqueles dias em que eles mais querem atenção, o atum também apresenta muitos benefícios nutricionais.
Fonte de proteína de alta qualidade, o atum é essencial para a saúde muscular dos gatinhos. Ah, e por ser rico em ácidos graxos ômega-3, esses petiscos também ajudam a manter a pelagem brilhante e saudável, além de ter propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir para a saúde cardiovascular e articular.
E se você está treinando o seu gato: esses biscoitos podem ser usados como recompensa para as conquistas.
Você vai precisar de…
- 1 lata de atum em água, drenado;
- 1 xícara de farinha de aveia;
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de óleo de peixe.
Como preparar:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos até obter uma massa homogênea.
- Faça pequenos biscoitos com a massa e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga.
- Asse por 10-12 minutos.
- Deixe esfriar completamente antes de servir.
Principais cuidados ao oferecer petiscos naturais aos seus pets
- Certifique-se de que todos os ingredientes são seguros para seus animais de estimação. Isso porque alguns alimentos seguros para humanos podem ser tóxicos para pets, como cebola, alho, uvas, passas, chocolate e adoçantes artificiais como xilitol.
- Ao introduzir novos petiscos na dieta do seu pet, faça isso aos poucos, assim você evita problemas digestivos. Observe também qualquer sinal de alergia ou intolerância alimentar.
- Lembre-se de que petiscos, mesmo naturais, não devem substituir uma dieta balanceada. Portanto, devem ser oferecidos com moderação, como um complemento à alimentação regular do seu pet (geralmente ração).
- Petiscos devem representar apenas uma pequena porcentagem da ingestão diária de calorias do seu pet, geralmente não mais do que 10%. Por isso, oferecer petiscos em excesso pode levar a ganho de peso e desequilíbrios nutricionais.
- Ao preparar petiscos naturais, evite o uso de condimentos (sal, açúcar, cebola, alho etc.).
- Corte ou prepare os petiscos em um tamanho adequado para evitar riscos de asfixia.
- Antes de fazer mudanças significativas na dieta do seu pet ou se você tiver dúvidas sobre a segurança de determinados alimentos, consulte um veterinário. Dessa forma, eles podem oferecer orientações personalizadas com base nas necessidades específicas de saúde do seu animal.
E não se esqueça:
Ao priorizar ingredientes naturais e de alta qualidade, dentro de uma dieta balanceada, você contribui significativamente para a prevenção de doenças crônicas. Entre elas, a obesidade e problemas cardíacos, além de alergias e outros problemas de saúde que são frequentemente associados à má alimentação.
Além disso, preparar a comida do pet em casa pode fortalecer o vínculo afetivo com seus peludinhos, já que eles são muito atentos e perceberão todo o seu cuidado e dedicação!
No entanto, precisamos destacar que alimentação natural deve ser adotada com conhecimento e responsabilidade. Por isso, a orientação de um veterinário ou de um nutricionista animal é indispensável para garantir que a dieta atenda a todas as necessidades nutricionais do pet, evitando deficiências ou excessos que possam prejudicar sua saúde.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Alimentação pet: como equilibrar a ração e os demais petiscos no dia a dia