metas de ano novo - dicas de como manter

Metas de ano novo: 5 dicas para manter o foco

3 de janeiro

Assim como segunda-feira é o dia mundial de começar novos projetos, o começo do ano também é a oportunidade perfeita para dar início às metas de ano novo e, se necessário, começar tudo do zero. Seja o clima da virada ou a primeira folha do calendário em branco,  há algo de muito especial sobre o início de um novo ano que nos inspira ousar também novos objetivos e sonhos. É o momento de refletir sobre o que passou e planejar o que está por vir, seja em termos de carreira, saúde, relacionamentos ou desenvolvimento pessoal.

Se já fez a sua listinha com as metas para 2024, então essas últimas semanas são o momento ideal para se organizar e começar a colocar tudo em prática já no próximo mês. Mas se você é da turma que ainda está pensando sobre o que precisa melhorar no próximo ano ou como estabelecer metas possível de alcançar, este conteúdo é para você!

Nossa missão é proporcionar o melhor ambiente e os melhores recursos para uma vida mais equilibrada e saudável. E claro que isso inclui também apoiar você no cumprimento de suas metas!

Por isso, nossa equipe Covabra preparou cinco dicas essenciais para manter o foco nas suas metas de Ano Novo e chegar ao final do próximo ano com a lista toda riscada! Quer saber como fazer? Então confira aqui!

Saiba o que levar em consideração ao criar suas metas de ano novo e como manter a motivação o ano todo

Muito além de uma simples tradição, criar metas de ano novo é uma excelente estratégia para quem deseja adotar novos hábitos e transformar a rotina e qualidade de vida no ano que se inicia. Contar com metas claras e bem pensadas nos ajuda ter um um bom direcionamento e a manter o foco nas atividades que nos aproximam de nossos objetivos.

Isso porque, uma vez que sabemos exatamente o que queremos ou onde precisamos chegar, é muito mais fácil encontrar a motivação e o entusiasmo que nos incentivam a tomar decisões (mesmo aquelas mais difíceis) e repensar nossas ações. Além disso, acompanhar o desenvolvimento de nossas metas também nos ajuda a entender se estamos no caminho certo e nos oferece um tempo hábil para refazer a rota se necessário.

E já que falamos sobre tempo hábil, precisamos lembrar que criar metas nos ajudam, principalmente, a priorizar nosso tempo e recursos financeiros. Podemos até dizer que as metas de ano são os primeiro passo para colocar em prática seu plano de vida (ainda que seja uma mudança de emprego, o pontapé inicial nos estudos, aprender um novo idioma, fazer uma viagem, começar a treinar etc.).

E como é mesmo aquela frase? Quem nunca desistiu de uma meta de ano novo que atire a primeira pedra, certo? Ou algo mais ou menos assim! A verdade é que todo mundo já deixou uma meta para trás ou mudou os planos de última hora, independentemente do motivo. E não há problema nenhum em mudar de ideia também.

O importante é manter o foco naquilo que realmente importa e entender que, por mais complicado e desafiador que seja, vai valer a pena no final!

Vamos então às dicas?

Primeiro passo: defina metas claras e realistas

Ou seja, por mais interessante e empolgante que seja sua meta, é preciso se fazer primeiro uma pergunta muito importante: essa meta é alcançável? Em quanto tempo e com que recursos? Sabemos que isso pode ser um pouco desanimador, porém é fundamental ter clareza já no começo.

Portanto, estabeleça metas específicas, mensuráveis e atingíveis. Por exemplo, em vez de apenas dizer “quero ser mais saudável”, defina uma meta como “irei caminhar 30 minutos todos os dias”. Ou ao invés de “economizar mais dinheiro”, você pode pensar em “investir X reais todos os meses”.

Percebe a diferença? O que é mais fácil de alcançar? Ser saudável é uma ótima meta, mas como saber se de fato você conquistou seu objetivo? Tenha sempre em mente que suas metas devem ser calculáveis e simples de confirmar.

Segundo passo: crie um plano de ação

Já temos nossas metas. E agora? O próximo passo é saber como você fará para alcançá-las. Por isso, crie crie um plano de ação bem detalhado, que envolva todos os recursos necessários, o tempo estipulado, prazo final para a execução e estratégias de como fazer.

Isso pode incluir estabelecer pequenos objetivos semanais ou mensais que te guiem ao objetivo maior. E lembre-se: um passo de cada vez!

Também não há problema algum em mudar o plano no meio do caminho, ok? O importante é manter o foco na sua meta!

Terceiro passo: monitore seu progresso

Lembra quando citamos as metas mensuráveis? Essa característica é extremamente importante para esta etapa do processo. Afinal, acompanhar o seu progresso é uma forma de se manter motivado e validar a viabilidade e sucesso do seu plano de ação. Se necessário, você pode contar com um diário de bordo, aplicativos próprios ou mesmo um quadro de metas para registrar seu avanço.

Divida esse acompanhamento na frequência que for melhor para você. Pode ser uma checagem semanal, mensal ou, em alguns casos, até diária. Tudo depende da velocidade dos resultados e, claro, da natureza da sua meta.

Ah, e não se esqueça de celebrar pequenas conquistas!

Quinto passo: seja flexível

Nossa vida é cheia de imprevisto! Por isso, às vezes, as circunstâncias mudam e nossas metas podem precisar de alguns ajustes. Não tenha medo de revisar seus objetivos e, se eles não estiverem mais alinhados com suas necessidades ou realidade atual, mudá-los totalmente. O importante é continuar se movendo em direção ao crescimento pessoal.

Quarto passo: busque apoio

Compartilhe suas metas com amigos, família ou grupos de apoio. Ter alguém para te incentivar e te lembrar dos seus objetivos é fundamental. Não tenha vergonha de pedir ajuda!

Ah, e que tal criar um grupo de metas de ano de novo com seus familiares e amigos mais próximos? É uma ótima maneira de acompanharem, juntos, a evolução dos planos de ação e motivarem uns aos outros!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Promessas de ano novo: dicas de hábitos para ter uma vida mais saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *