Gingerbread: o que é e como fazer a receita em casa

13 de dezembro

O gingerbread é um biscoito versátil, frequentemente usado para fazer decorações de Natal; saiba como fazer em casa. 

No universo gastronômico, o gingerbread, cujo nome nos remete ao aconchego do “biscoito de gengibre”, transcende a mera composição de uma receita. 

Ele é uma espécie de alquimia culinária, uma fusão de sabores que vai muito além do simples encontro de ingredientes na cozinha.  

O doce é um símbolo encantador de tradição, especialmente ligado a épocas mágicas como o Natal, e traz consigo uma nostalgia que ultrapassa as fronteiras culturais, agregando histórias e vivências de diversos cantos do mundo. 

Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como fazer essa deliciosa receita em casa, para o Natal, além de contar sobre a sua história, suas variações e dar dicas de como decorá-la. Vamos lá? 

Gingerbread: um biscoito com história e significado 

O gingerbread é um biscoito tradicional de Natal feito com farinha, açúcar, especiarias e mel, que carrega uma longa história. Acredita-se que ele tenha sido inventado na China há mais de 2.000 anos. 

As primeiras receitas foram encontradas na China, na Babilônia e no Egito. Há indícios de que os primeiros biscoitos eram feitos com farinha, mel e especiarias, e eram frequentemente usados em rituais religiosos. 

Sua viagem até a Europa aconteceu em meados do século XIII, onde rapidamente se tornou popular em toda a região. Por volta do século XIV, o gingerbread já era um biscoito popular no Natal, decorado com símbolos religiosos, como a cruz ou o presépio. 

No século XV, ele começou a ser feito com açúcar, em vez de mel. Isso o tornou mais doce e mais fácil de moldar. E, no século seguinte, começou a ser usado para fazer decorações de Natal, como casas e bonecos de gengibre. 

Atualmente, continua a ser uma receita popular no Natal em todo o mundo e carrega um significado cultural importante. Os biscoitos são frequentemente associados à abundância e à prosperidade, além de serem um símbolo de boas festas. 

Como fazer um bom gingerbread? 

Para algumas pessoas, fazer os clássicos biscoitos de gengibre pode ser trabalhoso, mas é uma atividade que também pode ser divertida e gratificante. Tudo depende de como você se organiza e se planeja para fazer os biscoitos. Algumas dicas que podem te ajudar a fazê-los de forma mais fácil são: 

  • Faça a massa com antecedência e guarde na geladeira ou no freezer, para economizar tempo e espaço na hora de assar os doces; 
  • Use cortadores de biscoito de tamanhos e formatos variados, para criar biscoitos diferentes e criativos. Você também pode usar uma faca ou uma tesoura para cortar a massa do jeito que quiser; 
  • Decore os gingerbreads com glacê real, que é fácil de fazer e de aplicar. Uma dica é usar corantes alimentícios para fazer glacês de cores diferentes, sacos de confeitar e bicos para fazer desenhos e detalhes; 
  • Faça os biscoitos com a ajuda de alguém, seja um amigo, um familiar ou um parceiro. Assim, você pode dividir as tarefas, trocar ideias e se divertir mais. 

Ingredientes e modo preparo 

A receita clássica leva os seguintes ingredientes: 

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 
  • 1 xícara (chá) de açúcar; 
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó; 
  • 1 colher (chá) de canela em pó; 
  • ¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó; 
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 
  • 1 ovo; 
  • 1/2 xícara (chá) de mel ou açúcar mascavo; 
  • 1/4 xícara (chá) de manteiga derretida. 

Para prepará-lo, basta seguir as instruções: 

  • Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o gengibre em pó, a canela em pó, o cravo em pó e o bicarbonato de sódio. Reserve; 
  • Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até formar um creme. Adicione o ovo e bata até ficar homogêneo; 
  • Acrescente os ingredientes secos reservados e misture bem com as mãos ou com uma espátula até formar uma massa lisa e que não grude nas mãos; 
  • Deixe-a descansar na geladeira por cerca de 30 minutos; 
  • Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até ficar com uma espessura de cerca de 0,5 cm; 
  • Corte-a com cortadores de biscoito com formatos natalinos, como estrelas, árvores, bonecos e casinhas; 
  • Coloque os biscoitos em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles; 
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 15 minutos ou até que as bordas fiquem douradas; 
  • Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade; 
  • Decore como quiser! 

Decoração 

O gingerbread pode ser decorado de várias maneiras. Uma opção é usar glacê, glacê real ou chocolate para decorar os biscoitos. Outra dica é apostar em confeitos coloridos, granulados ou chocolate em pó. Também é possível decorar os biscoitos com frutas secas, nozes ou sementes. 

Abaixo, você confere algumas dicas de decoração para deixar o seu biscoitinho ainda mais divertido! 

  • Use o glacê real para fazer os detalhes. Para isso, você vai precisar de açúcar de confeiteiro, clara de ovo, suco de limão e vinagre branco. Depois, é só bater as claras em neve e adicionar o açúcar aos poucos, até formar um creme firme e brilhante. Por fim, coloque o suco de limão e o vinagre e continue batendo até obter a consistência desejada. O ponto do glacê é quando ele não escorre do batedor e forma picos. 
  • Divida o glacê em porções e adicione corantes alimentícios de sua preferência. Você pode usar as cores tradicionais do Natal, como vermelho, verde e branco, ou usar outras cores que combinem com os seus biscoitos.  
  • Coloque o glacê em sacos de confeitar descartáveis e use bicos de diferentes formatos para fazer a decoração, como os redondos, estrelados, perolados ou de folha, dependendo do efeito que você quer criar. 
  • Decore os biscoitos após assados e frios, sobre uma superfície plana e limpa.  
  • Deixe o glacê secar completamente antes de guardar ou servir os biscoitos. O tempo de secagem pode variar de acordo com a temperatura e a umidade do ambiente, mas geralmente leva algumas horas. 

Com um pouco de criatividade, você pode criar gingerbreads únicos e especiais que irão encantar seus amigos e familiares. 

Quais são as variações do gingerbread? 

A receita de gingerbread é bastante versátil, e pode ser personalizada de acordo com as preferências individuais. Quer saber algumas ideias criativas de como inovar no seu gingerbread? 

Especiarias 

Se você gosta de um sabor mais intenso, pode adicionar mais especiarias à receita. Por exemplo, você pode adicionar 1 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó ou 1/4 colher (chá) de noz-moscada ralada. 

Frutas ou legumes 

Você também pode adicionar frutas ou legumes à receita. Por exemplo, você pode adicionar 1/2 xícara de cranberries secas, 1/4 xícara de nozes picadas ou 1/4 xícara de cenoura ralada. 

Chocolate 

Se você gosta de chocolate, pode adicionar chocolate à receita. Por exemplo, você pode adicionar 1/2 xícara de chocolate amargo picado, 1/4 xícara de chocolate branco picado ou 1/4 xícara de chocolate meio amargo picado. 

Leia também: Veja 10 curiosidades sobre o chocolate!  

E para quem adora fazer uma boa mistura, o sorvete é uma ótima combinação com o gingerbread. Por ser um alimento refrescante e que pode ser apreciado em qualquer época do ano, o sorvete cria uma explosão de doce e sabor com o biscoito de gengibre. 

 

Existem várias maneiras de combinar sorvete e gingerbread. Uma opção simples é servir uma bola de sorvete com um biscoito de gingerbread. Outra opção é fazer um milkshake de gingerbread, adicionando sorvete, leite e especiarias. 

 Leia também:

Aprenda a preparar outras 4 receitas irresistíveis com sorvete! 

Comentários (4)

  1. Marta Carvalho disse:

    Gostei muito dessa receita.
    Gostaria de fazer as receitas de sorvete também.
    Obrigada!

  2. Marta Carvalho disse:

    Gostei muito dessa receita.
    Gostaria de fazer as receitas de sorvete também.
    Obrigada!

  3. Marta policastro rangel disse:

    Gratidão pela receita,meu Netinho,NOAH esta pedido para fazer o biscoito de gengibre para o natal eu assim que vovó tiver a receita vamos juntos,obg

  4. Maria Mirtes Dourado da Silva disse:

    Adorei que pude ver quero ver mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *