Fondue: o que é e como preparar em casa
Você, com toda certeza, já ouviu falar sobre o fondue. Durante os meses mais frios do ano, esse prato é perfeito para juntar os amigos e família, e apreciar um momento de diversão.
Seja você do time que gosta de pratos salgados, ou do time dos pratos doces, podemos garantir que existe um fondue para o seu gosto. Mas, se você não faz ideia de onde encontrar esse prato na sua cidade, não se preocupe, porque é possível fazer em casa e vamos te mostrar como.
Continue lendo este post!
O que é o fondue?
Antes de apresentarmos algumas receitas para você fazer em casa, que tal conhecer um pouco mais sobre o fondue?
Hoje em dia, encontramos diversas variações do prato, porém, a receita mais reconhecida do fondue consiste em uma mistura de queijo derretido e temperado com alho, conhaque ou vinho branco.
Esse queijo, é servido em um pote de cerâmica, o qual mantém o queijo quente e derretido com uma forma de fogareiro, para que as pessoas possam se servir. Usando o queijo como um “molho”, você pode mergulhar pedaços de pão, torradas e outros alimentos no queijo e comer.
Não se sabe ao certo de onde a receita se originou. De acordo com os historiadores, na Grécia Antiga, existia um prato muito similar ao fondue, que consistia na mistura de queijo de cabra, farinha e vinho. Mas como esse prato evolui para o fondue que conhecemos hoje, ainda é um mistério.
Principais tipos de fondue
Como já mencionamos, o fondue de queijo é o mais tradicional e, por isso, o mais comum de ser encontrado. Mas isso não significa que seja o único tipo que existe. Também podemos encontrar diversas variações do prato como por exemplo o fondue frito, por imersão. No qual as pessoas fritam pedaços de carnes vermelhas e aves, entre outros embutidos no óleo quente.
Também existe o fondue de caldo, bem similar ao frito, mas em vez de fritar as carnes, elas vão cozinhar em um caldo de sua preferência. Também é possível cozinhar uma série de legumes frescos nesse tipo de fondue, como brócolis, cenoura, tomate-cereja, cogumelos etc.
Para as pessoas que não abrem mão de um bom doce, também existe o fondue de chocolate, que consiste em servir chocolate derretido em um pote de cerâmica, em que as pessoas podem mergulhar frutas, pães doces, marshmallows, bolachas recheadas, bom, qualquer coisa que fique gostoso com cobertura de chocolate!
Como fazer fondue em casa?
Sabemos que depois de ler sobre o fondue, você deve estar com água na boca e morrendo de vontade de fazer esse prato em casa, não é mesmo? Então, chegue mais e aprenda como fazer 3 tipos de fondue na sua casa!
Lembre-se: para fazer o fondue, você vai precisar de uma panela própria para esse prato. Algumas receitas permitem o uso do pão italiano para manter o molho do queijo, mas fica mais difícil de manter o queijo derretido e quentinho por mais tempo.
Uma panela elétrica, ou até mesmo a cerâmica com o fogareiro, ajuda a deixar o molho na temperatura certa e derretido.
Fondue de queijo:
Em primeiro lugar, vamos começar com a receita tradicional de fondue de queijo. Esse prato vai muito bem, harmonizado com um vinho de acordo com o tipo de queijo que você vai usar para fazer o fondue.
De fato, existem os queijos que já são preparados para ser derretidos no fondue, mas você também pode tentar misturar alguns tipos para criar uma receita só sua.
Os queijos mais curados são melhores para essa receita, pois a consistência dos queijos frescos não derrete tão bem. Por isso, opte por queijos como: emmental, gruyère, cantal, cheddar, mussarela, provolone etc.
Corte, em pedacinhos, 200 g de cada queijo que usará para fazer o seu fondue. Em uma panela para o fondue, corte um dente de alho ao meio e unte o recipiente. Então, adicione 200 ml de vinho branco seco à panela e leve ao fogo até o vinho esquentar.
Assim que estiver quente, abaixe o fogo e acrescente os queijos aos poucos, um de cada vez. Misture bem e não deixe o queijo talhar. É importante deixar o fogo baixo para que isso não aconteça. Misture até engrossar. Se depois de um tempo ainda ficar muito líquido, você pode usar uma colher de sobremesa de maisena dissolvida em um pouco de água para deixar o fondue mais encorpado.
Basta servir quente com pedaços de pão e torradas, azeitonas, tomate seco, entre outros.
Fondue de caldo:
Seguindo para mais uma receita salgada, vamos apresentar o fondue de caldo, que apesar de não ser muito comum no Brasil, rende um prato delicioso e diferente para o seu inverno!
Ele é muito simples de preparar e rápido também. Portanto, se você estiver com fome, como começar por esse tipo de fondue.
Você vai precisar de algum tipo de caldo para começar. Pode ser um caldo caseiro, ou até mesmo aqueles que você compra de saquinho. O importante é ele ser do seu gosto, então pode escolher o de carne, legumes, aves, o seu favorito.
Coloque esse caldo na panela de fondue, depois de ter untado da mesma forma que você fez com a receita de queijo. Isso ajuda a dar mais sabor para o prato. Se você quiser, pode adicionar ervas e sal ao seu caldo, para que ele dê mais sabor para os alimentos.
Deixe o caldo esquentar, não é preciso ferver, pode colocar os alimentos para cozinhar. Normalmente, os alimentos levam em torno de 3 minutos para ficar pronto, mas isso depende da consistência e do tamanho. Por isso, corte as carnes em pedaços pequenos e os vegetais mais duros, como a batata e a cenoura, também.
Aqui é interessante ter um separador, para deixar os palitinhos encostados enquanto eles cozinham no caldo.
Fondue de chocolate:
Para quem estava esperando pela versão doce do fondue, chegou a sua hora! Com apenas 3 ingredientes você pode fazer essa delícia de inverno na sua casa.
Você vai precisar de dois tipos de chocolate para essa receita: 100g de chocolate meio amargo, 200g de chocolate ao leite e uma caixinha de 200g de creme de leite. Leve ao fogo baixo e misture todos os ingredientes até derreter. Passe para uma panela de fondue e sirva com frutas.
Agora que você já sabe como preparar o fondue em casa, que tal comprar os ingredientes com o Covabra? Venha para o nosso site e aproveite nossas promoções!