Festa Junina: o que não pode faltar na sua
A Festa Junina é uma das maiores celebrações do Brasil, perdendo somente para o Carnaval. Apesar de ser uma típica comemoração que ocorre em todos os cantos da nossa nação, algumas comidas são tradicionais dessa festa. Portanto, se você está pensando em organizar um encontro com a família e amigos em casa, precisa ter certeza de que esses quitutes não vão faltar.
Alguns deles podem ser feitos em casa, e outros podem ser comprados já prontos. Mas essa escolha vai muito além da sua disponibilidade (e talentos culinários, é claro!) para prepará-las. Você já tem ideia de quais são esses pratos típicos da Festa Junina?
Ainda não? Então venha com a gente saber mais sobre essa festa e prepare-se para o seu arraial em casa, sô!
Comidas típicas de Festa Junina
Apesar da Festa Junina ser lembrada pela sua grande fogueira, bandeirinhas e balões, e as roupas com estampa xadrez, precisamos admitir que o que brilha mais do que a Estrela de São João é a comida! Todo mundo espera as festas durante o mês de junho para encher a barriga dos melhores doces e bolos típicos do Brasil.
Entre os principais pratos, podemos destacar:
Pratos com milho:
Quem não ama os doces e salgados feitos com milho? Eles são grande parte da tradição das festas juninas e, por isso, são obrigatórios na sua comemoração.
Alguns pratos, como a pamonha, precisam de mais prática para fazer em casa. Portanto, se você nunca fez, é melhor encontrar alguém que já tenha experiência com o preparo, e comprar na rua mesmo. Já outros, como o bolo de milho, curau, canjica, milho verde cozido e pipoca, podem ser feitos em casa, até mesmo no micro-ondas.
Por exemplo, se você não tem uma panela de pressão, pode usar a airfryer para assar o milho. Faça uma mistura de manteiga e algumas ervas finas, pincele pelos milhos e deixe 15 minutos no aparelho. Ele fica saboroso e douradinho!
Vinho quente
Nada melhor para espantar o frio do que uma bebida quentinha. Quando falamos de Festa Junina, o que não pode faltar (além da fiel cerveja, é claro) é um bom vinho quente. Essa bebida é extremamente perfumada, e se feita com o vinho ideal, saborosa também.
Para fazer em casa é bem simples:
- Escolha uma garrafa de vinho tinto suave de sua preferência, temos uma seleção completa no Covabra;
- Em uma panela, coloque o vinho, suco de uma laranja, a casca limpa, suco de um limão, maçãs picadas, cravo-da-índia, canela em pau e 3 colheres de açúcar.
- Leve a panela ao fogo alto e deixe ferver. Assim que o líquido subir, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
- Sirva ainda quente.
Cuscuz paulista
Um dos pratos tradicionais das festas juninas aqui do sudeste do Brasil, é o cuscuz paulista. Essa receita possui diversas variações ao longo do país, e diversas formas de preparo também. Nas regiões do sudeste, o cuscuz é feito com farinha de milho, alguma proteína (peixe ou frango) e legumes.
Ele é bem simples de fazer, e você pode encontrar diversas variações da receita de acordo com as suas preferências, até mesmo na versão vegana e vegetariana!
Maçã do amor
Outro doce que não pode faltar em uma boa Festa Junina é a maçã do amor. Essa receita, apesar de super simples de ser feita, precisa de um tempo prévio de preparo, pois a maçã precisa de um tempinho para fazer com que a casquinha fique dura.
Se você for colocar na geladeira, é preciso lembrar de retirar pelo menos uns 30 minutos antes do consumo para facilitar a mordida. Ela dura até 1 dia fora da geladeira, e até 3 dias na geladeira antes de perder a sua validade.
Cocada
As cocadas são doces simples que lembram a nossa infância! Nada melhor do que cocadas fresquinhas, com pedaços bem grandes de coco crocante. A melhor parte, é que se você quer fazer essa delícia em casa, é bem simples! Basta ter apenas coco fresco, água e açúcar.
É interessante usar o coco ralado fresco! Por mais que os de saquinho sejam mais práticos, para ter um doce mais saboroso e com boa textura, compre o coco inteiro e rale. Misture a água e o açúcar em uma panela e ferva bem, até começar a borbulhar. Logo após, adicione o coco ralado e mexa bem, por uns 5 minutos.
Então, em uma forma untada, use uma colher para fazer as porções da cocada. Deixe descansar por uma hora.
Paçoca
De fato, a paçoca é um patrimônio nacional! Quem aí não ama esse doce? Além de ser um dos nossos doces mais saborosos, eles também são veganos, sem glúten e sem lactose, ou seja, são bem democráticos em sua origem. Pois não é necessário utilizar nenhum alimento de origem animal na sua produção.
Apesar de ser bem mais simples comprar a paçoca no supermercado, você também pode fazer em casa, porque a receita não é tão complicada e precisa somente de 4 ingredientes: amendoim torrado e sem pele, farinha de milho, açúcar e sal.
Enfim, esses são alguns dos principais pratos tradicionais da Festa Junina! Se você está preparando uma comemoração entre família e amigos, então pode preparar-se com o Covabra! Além dos melhores produtos, também temos artigos para sua festa como descartáveis.
Confira nosso site e aproveite para fazer suas compras!
Leia também:
Covabra Supermercados agora de cara nova: conheça os benefícios do nosso site!