Enem 2023: o que você pode levar para a prova e como se preparar
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, cerca de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para a realização das provas do ENEM 2023. O Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá em novembro deste ano e está dividido em dois dias (5 e 12), terá 5 horas de duração e é o primeiro passo para quem quer se inscrever para bolsas de estudos e vagas nas universidades brasileiras e algumas no exterior.
Entretanto, apesar de já ser uma prova conhecida de todos os jovens atuantes no ensino médio, seja pelo tempo de duração, o nível de dificuldade das questões ou mesmo tudo o que está em jogo com o sucesso da prova, não dá para negar que todo mundo fica um pouco ansioso com a data se aproximando.
Por isso, e para te ajudar no processo de preparação para ambos os dias de exame, separamos algumas dicas sobre o que levar e como se organizar para não esquecer de nada! Vamos lá?
Preparação para o ENEM 2023: saiba o que não pode faltar e dicas na hora de escolher todos os principais itens
Milhares de estudantes têm se preparado arduamente para garantir um bom desempenho nos exames dos próximos finais de semana. No entanto, muito além de dominar os conteúdos e assuntos contemplados no exame, é preciso também estar fisicamente e mentalmente preparado, além de ter em mãos tudo aquilo que será necessário para a realização da prova.
Isso dá uma tranquilidade muito maior e reduz o nervosismo e ansiedade durante o exame. Ah, e ter tudo preparado com bastante antecedência também é fundamental.
Como funciona o ENEM 2023?
Dividido entre os dias 05 e 12 de novembro, os exames serão aplicados em locais predefinidos (que deverão ser consultados pelos candidatos no portal do Inep), com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O horário previsto para o início da prova é às 13h30 e deve encerrar às 19h (primeiro dia) e às 18h30 (segundo dia).
No primeiro dia os candidatos deverão responder questões sobre linguagens e ciências humanas, além de redigir a redação de acordo com o tema proposto. Já no segundo dia as questões se referem à matemática e ciências da natureza.
De acordo com informações divulgadas pelo Inep, todos os cadernos de provas serão impressos e só poderão ser levados faltando 30 minutos para o encerramento da prova.
O que levar para a realização do Enem 2023?
Antes mesmo de listar e separar tudo o que você precisará para a realização das provas, lembre-se de que esse exame tem um longo período de duração e, por isso, você deve usar roupas confortáveis. Ainda que seja possível ir ao banheiro, não serão permitidas caminhadas ou outras pausas.
Para o exame, você precisará levar:
- RG ou outro documento oficial com foto;
- Caneta esferográfica transparente com tinta preta;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Água;
- Alimentos (lanche).
Você também pode levar lápis e borracha, mas não se esqueça que a prova deve ser preenchida com caneta preta antes da entrega.
O que não levar para a prova:
- Qualquer dispositivo eletrônico (e isso inclui celulares, relógios, calculadoras, tablets etc.);
- Bebidas alcoólicas;
- Acessórios de vestimenta (como bonés, chapéus, gorros, toucas, óculos escuros etc.).
O que levar de lanche para Enem 2023?
Como a prova tem longa duração, é permitido o consumo de alimentos e bebidas em sala. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com as embalagens e, claro, priorizar alimentos que sejam nutritivos, leves e que práticos na hora do consumo.
Lanches naturais já preparados em casa e bem embalados são boas opções, assim como frutas, bolinhos embalados e barrinhas de cereal. Se você tem algum tipo de restrição alimentar ou sensibilidade a algum tipo de alimento, tome cuidado com a escolha! Afinal, ninguém quer passar mal durante a prova, certo?
Alimentos ricos em ômega-3, como nozes e sementes de chia, são conhecidos por estimular a memória e concentração. Além disso, frutas como o abacate e maçã são ótimas opções para manter a mente alerta!
Tâmaras, damascos secos e castanhas são excelentes fontes de energia, além de oferecem açúcares naturais que dão mais energia e disposição. Banana, pera, goiaba e morango também são frutas frescas liberadas para o consumo durante a prova. Mas, se possível, evite alimentos que necessitem descascar ou que tenham muitas sementes.
Além disso, o chocolate amargo, com alto teor de cacau, pode ser uma opção para melhorar o humor e fornecer um pouco de energia. E ainda ajuda com aquela vontade de comer um docinho que surge quando estamos mais ansiosos.
Para a bebida, entretanto, dê preferência para água (mas retire o rótulo) e sucos naturais! Nada de café, combinado? Apesar de deixar o candidato mais alerta e atento, a cafeína pode contribuir para o aumento da ansiedade. O mesmo vale para refrigerantes e chás que tenham essa substância em sua composição.
Dicas extras:
- Pesquise o local da prova com antecedência e, se possível, se desloque até lá para calcular o tempo necessário e verificar quais serão os meios de transporte;
- Durma mais cedo na noite anterior;
- Deixe todos os itens que serão levados e documentos impressos um dia antes;
- Planeje o tempo para cada parte da prova;
- Faça exercícios de respiração e relaxamento para controlar a ansiedade;
- Evite o consumo de alimentos pesados e gordurosos na noite anterior à prova e durante o dia da prova;
- Mantenha-se concentrado em suas respostas e evite distrações;
- Mantenha-se hidratado.
E agora que você já sabe tudo o que precisa para o exame, descanse bastante e tente relaxar! Vai dar tudo certo!
Gostou das nossas dicas? Então leia também: 10 alimentos que combatem a ansiedade