Guia de degustação de cervejas: como apreciar e harmonizar sabores
*Atenção, as bebidas alcóolicas são voltadas para pessoas com mais de 18 anos. O Covabra não vende esse tipo de bebida para menores de idade.
Quando você pensa em cervejas, quais são as primeiras imagens que vem à sua cabeça? Churrasco, sol e praia, curtir um happy hour com os amigos?
Bom, todas essas imagens são válidas, mas a verdade é que essa bebida pode estar presente em muitos outros momentos além desses. Isso porque existem diversos tipos de cervejas no mercado, cada uma com o seu sabor, aroma e modo de preparo.
Por isso, assim como os vinhos, as cervejas podem ser apreciadas em harmonização com algum prato, seja salgado ou até mesmo doce. Basta saber mais sobre os tipos de cervejas disponíveis e como escolher a melhor para a ocasião.
Se você não conhece muito sobre o mundo cervejeiro, mas deseja aprender mais sobre essa bebida, então está no lugar certo. Pois aqui, temos várias dicas e curiosidades sobre essa bebida que é uma verdadeira paixão para os brasileiros!
Vamos conhecer mais sobre as cervejas?
Quais são os principais tipos de cerveja?
As cervejas podem ser divididas em alguns grupos os quais classificam o tipo de levedura e o processo de fermentação. Essas condições determinam o resultado final da cerveja, ou seja, se ela vai ficar mais leve ou mais encorpada; se vai ser clara ou escura, etc.
Entre as principais categorias temos:
Cerveja tipo Lager:
Já as cervejas do tipo Lager são uma forma mais recente de fermentação da bebida. Para chegar ao ponto certo, o processo precisa acontecer em temperaturas mais baixas e muita paciência, pois ela leva mais tempo para ficar pronta.
A Lager é mais comum nos países europeus, mas está ganhando o mercado aos poucos por conta do seu sabor mais equilibrado e aroma refinado. Porém, para que a cerveja seja de qualidade, é preciso que os ingredientes para a produção sejam bem selecionados. Portanto, lembre-se de sempre buscar por uma marca que tenha um cuidado especial com a produção.
Entre os tipos de Lager temos:
- American Lager: cerveja marcada por sua característica mais crispada, o que a deixa mais refrescante do que as outras. Além disso, a sua cor é de um dourado bem marcante e o seu sabor pode variar de acordo com a fermentação.
- Pilsen: cerveja lager mais amarga e de corpo claro. Por ser bem gaseificada, também é uma boa opção para se refrescar nos dias mais quentes.
Cerveja tipo Ale:
A Ale é uma das categorias mais comuns, e também uma das mais antigas, de fermentação de cerveja. Por isso, se você é um entusiasta cervejeiro, pode começar a sua produção com esse tipo. As principais características da fermentação dessa bebida se dão pelo fato de que ela ocorre em temperaturas mais altas e em um curto espaço de tempo.
Além disso, esse tipo de cerveja possui uma grande família, com subtipos variando o aroma, sabor e coloração. Essas mudanças nas características da bebida ocorrem por conta dos ingredientes que são usados durante a produção artesanal. Dessa forma, oferecendo mais personalidade para a bebida é também um grande desafio para o seu paladar.
As principais cervejas tipo Ale são:
- Pale Ale: conhecida pelo seu tom mais acobreado e sabor frutado. Podem ser divididas em APA (American Pale Ale) e IPA (India Pale Ale). A IPA possui um sabor mais amargo do que a APA, que é mais equilibrada.
- Stout: as cervejas desse tipo são escuras e mais amargas, com um sabor de café torrado. Além disso, elas são marcadas por uma camada espessa de espuma por cima.
- Blonde Ale: leve e clara, essa cerveja possui menos amargor, por isso é mais fácil de beber.
- Brown Ale: ao contrário da cerveja Stout, a Brown Ale possui um sabor mais achocolatado e com notas cítricas.
Como degustar cervejas?
Para quem já gosta de cerveja, não precisamos falar muito para te convencer de que é fácil aprender a saborear a bebida. Mas se você ainda não se entregou aos encantos das cervejas, pode começar aprendendo a saborear as bebidas junto com os seus pratos preferidos.
Siga os passos:
1. Use os seus outros sentidos
Em primeiro lugar, você precisa saber que antes de experimentar a cerveja, precisa conhecer outros dois aspectos da bebida: a cor e o aroma.
Para que o aroma não “escape” de você, assim que colocar o líquido no copo, leve ao nariz e sinta o aroma que está sendo liberado da cerveja. Mexa o copo levemente para que as notas mais escondidas sejam liberadas.
Preste bastante atenção às notas para que você consiga identificar as diferenças pequenas. Pode ser que na primeira vez não sinta todos os aromas, mas com o tempo o seu nariz ficará mais treinado e será mais fácil de captar as notas mais sutis.
Depois, observe a bebida e veja a sua cor. Ela é clara ou mais dourada? Se é escura, está puxada mais para o marrom ou preto? A cor de uma cerveja diz muito sobre o seu sabor, uma vez que as cervejas escuras costumam ter um sabor mais amargo, e as claras são mais leves.
2. Teste o seu paladar
Agora que você já sabe sobre a cor e o aroma, é hora de experimentar a sua cerveja!
Mas não simplesmente tome um gole, como se fosse água. É preciso tomar um pequeno gole e deixar o líquido preso na ponta da sua língua; essa é a parte responsável por identificar os sabores mais doces. As notas mais comuns das cervejas são: cravo, frutas cítricas, café e caramelo.
Depois de identificar as notas, tome um gole maior, mas dessa vez, deixe um tempo no fundo da sua boca; essa é a parte responsável por identificar os sabores mais amargos e ácidos. Sinta o sabor que fica no final da sua boca e tente identificar as notas da cerveja.
Como criar boas harmonizações com as cervejas?
De fato, uma cerveja gelada combina churrasco, mas não é só com carnes que a bebida se harmoniza. Também é possível adicionar as cervejas em outras refeições completas, de acordo com os sabores do prato. O ideal é que os sabores fiquem balanceados para que a bebida e a comida se completem.
As cervejas como as Pale Ale vão muito bem com comidas bem temperadas e apimentadas, pois possuem um sabor mais frutado e forte. Já as Lagers são feitas para serem apreciadas com carnes vermelhas, em assados e grelhados.
Enfim, essas são as nossas dicas para você que gosta de apreciar uma boa cerveja! Quer saber mais sobre as bebidas disponíveis no Covabra? Então continue lendo os posts do nosso blog!
Leia também:
Covabra Supermercados realiza feira itinerante de queijos, vinhos e azeites de junho a outubro