Cuidados para manter seu pet aquecido no inverno

29 de agosto

Ui, que frio! Assim como os humanos, nossos amigos de quatro patas são sensíveis às quedas de temperatura.

Algumas raças podem ser mais sensíveis que outras a depender da idade ou mesmo da pelagem do seu animalzinho, podendo enfrentar mais ou menos dificuldade durante o frio.
Algumas raças são naturalmente mais preparadas para o inverno rigoroso, é o caso do Husky Siberiano, ou mesmo do São Bernardo.
Já animais menores e com pelo curto tendem a sofrer mais para se aquecer no inverno; filhotes e animais mais velhos têm a mesma dificuldade.
Por isso, trouxemos dicas práticas para saber se o seu pet está com frio e como mantê-lo quentinho e confortável nos períodos de friaca.

Como saber se seu pet está com frio

É super importante ficar atento ao comportamento dos animais, eles podem dar indícios de que estão sofrendo com as baixas temperaturas.
Tanto cães quanto gatos tendem a ficar mais reclusos; entocados em cantos da casa; se recolhem sobre panos e tapetes – ou mesmo, no seu colo; podem dormir mais encolhidos; ou buscar um espacinho ao sol.
Nestes casos, uma mãozinha é muito bem-vinda na hora de ajudar seu doguinho ou seu bichano a se aquecer.

Dicas práticas para manter os pets aquecidos no inverno

Já viu que o seu bichinho de estimação pode estar tendo dificuldade para se aquecer? Então é hora de dar aquela ajudinha!

Casinhas

Se você tem o costume da manter seus animais de estimação fora de casa, procure fazer um esforço para mantê-los do lado de dentro pelo menos à noite.
Se esta não for uma possibilidade, invista na compra de uma casinha para o seu pet.
Certifique-se de que este espaço comporta o tamanho do seu cão e forre bem a casinha com mantas e cobertores; ou até mesmo, uma caminha.
Lembrando sempre de colocar a casinha longe das correntes de ar.

Camas, mantas e roupinhas

Invista em uma cama macia para o seu animalzinho.
Os gatos, mesmo gostando de tirar um cochilo em lugares inusitados, hora ou outra procuram um lugar quentinho e confortável, então proporcione este espaço para eles.
Para acertar na escolha, você pode ficar atento às preferências do seu animal; se o seu gato gosta de dormir em lugares escondidos, por exemplo, opte por uma casinha no estilo toca para ele se aconchegar.
Deixe mantas e cobertores a disposição dos seus animais e, se você aderiu à caminha, evite deixá-la em contato direto com o piso frio; coloque um papelão, pano ou tapete embaixo, para que a frieza do piso não seja transferida.
A hora de colocar uma roupinha é agora!
Não é apenas uma questão de capricho, nem de deixar seu cão ou gatinho mais estiloso, mas as roupinhas de fato podem auxiliar na hora de aquecer seu pet.
Nem todos os animais gostam de desfilar de roupinha, se for o caso do seu pet, não o force.
Compre roupinhas de tamanho apropriado e tente a sorte.

Frequência dos banhos

Os gatos são auto higiênicos, passam cerca de 25% a 50% do dia se lambendo. Sua língua áspera, tem papilas que funcionam como um pente, retirando os pelos mortos e possíveis parasitas de sua pelagem. Portanto, a necessidade de banhos é mínima.
Já os doguinhos precisam de uma ajudinha na hora de se manterem limpos, no entanto, é aconselhável reduzir a frequência de banhos durante o inverno.
Se o banho se fizer necessário, procure dá-lo com água morna, sempre antes de anoitecer para que seu bichinho não durma com o pelo ainda úmido.
Lembre-se sempre de secá-lo com um secador, tomando muito cuidado com a distância entre a fonte de calor e a pelagem, para não machucar seu animalzinho. Em caso de dúvidas, procure por um profissional.

Repense a tosa

A pelagem é a proteção natural dos animais, portanto, manter os pelos um pouco mais crescidinhos durante o período do inverno pode ser uma boa alternativa para manter os pets aquecidos.
Neste caso, opte pela tosa higiênica e para evitar que os pelos criem nós, escove seu bichinho, ele vai gostar do carinho.

Cuidado com os passeios

Assim como nós, os animais tendem a ficar mais preguiçosos e a comer mais durante o frio, por isso é importante manter os exercícios e brincadeiras em dia.
Adapte os passeios, procure levar seu cão para passear em horários com sol durante o inverno.
Se estiver ventando, considere deixar o passeio para outro dia, já que otites – dores de ouvido – são comuns nesta estação.
Se estiver muito frio para passear, deixe brinquedinhos disponíveis para seu pet gastar energia dentro de casa.

Produtos de qualidade

E assim como as roupas e caminhas, uma boa alimentação é fundamental para que o seu bichinho tenha energia suficiente para se manter aquecido.
Uma dica valiosa para agradar seu pet na hora das refeições, é preparar um caldinho de carne e acrescentar junto a ração do animal.
Lembrando, que é importante não acrescentar sal ou temperos à mistura, para não comprometer a saúde do seu amiguinho. Sirva o caldo sempre morninho, quase frio, para evitar queimaduras, diarreias ou perda de nutrientes, ocasionadas pelo alimento quente.
Mantenha um bom contato com o seu veterinário e em caso de dúvidas, acione ajuda profissional, ou mesmo contate a fabricante de ração, para entender a melhor maneira de cuidar e alimentar o seu pet.

Aproveite a estação

Seguindo todas estas dicas, pode ter certeza que o seu companheiro ficará bem mais confortável na hora de enfrentar as temperaturas mais baixas.
Aproveite o momento para adquirir todo o material necessário para equipar seus pets contra o frio.
O Covabra tem uma seção especial com tudo o que seu pet precisa, desde alimento apropriado e petiscos, até brinquedos, roupinhas e itens de higiene.
Dá só uma olhada aqui!
Nós ficamos por aqui… Bom inverno para você e seus filhos de quatro patas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *