cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele: quais produtos usar durante o verão?

2 de janeiro

O verão é mesmo tudo de bom! Praia, piscina, dias mais longos e algumas das melhores festas e celebrações. Não é à toa que esta estação é uma das preferidas entre a maioria das pessoas e aguardada com ansiedade durante todo o ano. No entanto, com as altas temperaturas e o contato frequente com a areia, água do mar e os produtos químicos da piscina, são necessários alguns cuidados com a pele. 

Afinal, sabemos bem que o calor excessivo pode causar vários prejuízos à saúde e que alguns dos problemas mais comuns serão observados apenas a longo prazo. Portanto, ainda que você não sinta os efeitos do calor sobre a pele imediatamente, isso não quer dizer que não corre risco de desenvolver doenças e outros distúrbios graves um tempo depois. 

Por isso, trouxemos neste conteúdo os principais cuidados com a pele no período mais quente do ano e indicações de produtos que não podem faltar na sua casa, bolsa e mala de viagem. Quer saber mais? Então confira aqui! 

Produtos para cuidados com a pele que você precisa ter no verão

Quem mantém uma regrada rotina de skincare (termo em inglês para “cuidados com a pele”) sabe a importância da constância e da escolha adequada dos produtos utilizados. Isso porque, além da proteção contra as agressões do clima e do tempo, esses produtos também oferecem vantagens e benefícios que podem ser percebidos na aparência e na saúde da nossa pele. 

E apesar de parecer algo muito complexo e cheio de etapas, os cuidados com a pele são simples e facilmente adaptáveis na rotina do dia a dia. Não tem muito segredo e pode ser bem mais econômico do que você imagina! 

Separamos algumas dicas bem práticas para te ajudar, principalmente no verão, período em que nossa pele mais precisa de cuidados. E o melhor de tudo: sem tomar muito do seu tempo e sem fugir do seu orçamento. Ah, e você pode encontrar tudo o que precisa em um único lugar: nossa loja online! 

Vem aprender como fazer uma skincare básica, eficiente e em poucas etapas! 

Sabonete para limpeza facial

O principal cuidado com a sua pele, e fundamental para manter a saúde e boa aparência, é a limpeza. E nem estamos falando sobre os procedimentos estéticos que fazemos nos salões de beleza e clínicas. Quando falamos sobre a limpeza da pele do rosto, queremos dizer aquela limpeza diária e que fazemos em casa. 

Muito além de ser apenas uma etapa da higiene básica, a limpeza da pele também evita infecções e lesões, retarda o envelhecimento e ainda ajuda no controle da oleosidade. Por isso, nada de relaxar com a limpeza correta e nem de economizar na aquisição dos produtos, afinal, o sabonete recomendado para a limpeza corporal nem sempre é a melhor opção para a limpeza exclusiva do rosto. E nós vamos explicar o motivo! 

Evite o uso dos sabonetes corporais na pele do rosto

Assim como é possível encontrar tipos de hidratantes diferentes para cada parte do corpo, também temos tipos diferentes de sabonete. Isso porque o pH do resto do nosso corpo é diferente do pH do rosto, que também difere do pH do nosso couro cabeludo, da região íntima etc. Em uma explicação simples: cada trecho de pele tem uma necessidade diferente. E os produtos específicos para essas regiões foram desenvolvidos pensando nessas necessidades. 

O sabonete corporal, por exemplo, tem como objetivo uma limpeza profunda e que pode ser bem agressiva para a pele do rosto. Para quem lida com excesso de oleosidade, usar o sabonete corporal para a higiene facial é extremamente prejudicial. Afinal, devido aos componentes químicos presentes na fórmula, a pele do rosto ficará rapidamente ressacada, o que exigirá uma resposta do nosso organismo na produção de sebo, o que gera oleosidade e causa aquela aparência de pele brilhante. 

Outro ponto importante a ser considerado é a presença de pequenas inflamações e lesões na pele do rosto, como as espinhas. Esse tipo de “machucado” torna a área ainda mais sensível e precisa ser tratada com produtos específicos, por exemplo, os sabonetes para controle de acne e oleosidade. 

Ah, e não se esqueça que cada tipo de pele precisa de um produto diferente. Portanto, mesmo que o seu sabonete seja próprio para a limpeza facial, vale a pena conferir as recomendações do fabricante e seus principais benefícios. Alguns sabonetes faciais são recomendados para peles sensíveis, enquanto outros devem ser usados em peles muito oleosas ou com excesso de acne. 

cuidados com a pele no verão

Gel de limpeza facial

Com um resultado muito próximo ao do sabonete facial, o gel de limpeza facial também remove as impurezas da pele, é fácil de aplicar e pode ser usado até duas vezes ao dia. Entretanto, é preciso lembrar que o excesso de limpeza pode gerar lesões, alterar o pH do tecido e ainda gerar ressecamento. Por isso, você pode combinar o uso do sabonete com o gel durante o dia, mas apenas um de cada vez e não mais do que uma vez cada. 

Caso se sinta mais confortável com o uso do gel de limpeza facial e perceba melhores resultados para o seu tipo de pele, o sabonete pode ser substituído por esse produto. 

Sabonete corporal

Salvo o rosto, região íntima e o couro cabeludo, o sabonete corporal é recomendado para todas as demais áreas do corpo. Ou seja, tronco, braços e pernas. No entanto, assim como os demais produtos para a pele, os sabonetes comuns têm diferentes funções e cada uma é recomendada para um tipo específico de pele. 

sabonete para pele ressecada, sabonete para pele oleosa, sabonete neutro e hipoalergênico, sabonete para hidratação profunda etc. E ainda que a maioria das marcas ofereça produtos que reúnem um pouco de cada um dos benefícios citados, podemos encontrar aquelas opções com ação intensificada. 

Por isso, não se esqueça de verificar as recomendações do fabricante para cada sabonete e adequar a sua escolha ao seu tipo de pele. No verão, por exemplo, de maneira geral, indicamos sempre o uso de sabonetes para hidratação profunda. 

Creme hidratante

Além dos produtos químicos aos quais somos expostos na piscina e a água salgada do mar, no verão nossa pele sofre bastante com queimaduras causadas pelo sol. No entanto, seja por causa do calor ou do suor, ou mesmo porque geralmente relacionamos os hidratantes ao ressecamento da pele no inverno, a questão é que é nesse período que as pessoas mais deixam esses produtos de lado. 

Porém, precisamos ressaltar que a hidratação da pele, depois da limpeza, é a principal etapa. 

Além do alívio daquela sensação de queimadura ou ressecamento, os cremes hidratantes criam uma camada protetora que mantém a pele saudável, facilita a regeneração do tecido, reduz as marcas e sinais de envelhecimento e ainda repele agentes externos prejudiciais. Da mesma forma, ao contrário do que muitos acreditam, os hidratantes também ajudam a reduzir a oleosidade e, consequentemente, contribuem para a diminuição das inflamações da pele. 

Invista em hidratantes específicos para cada área do corpo, como rosto, mãos e pés. É importante lembrar que cada região tem um pH diferente e também diferentes necessidades. Os cremes hidratantes para o rosto, por sua vez, devem ser usados logo após a limpeza, antes do protetor solar e da maquiagem. 

Protetor solar

cuidados com a pele no verão

Quando falamos sobre verão e cuidados com a pele, o protetor solar é o primeiro item que nos vem à mente. E não só por estar diretamente ligado ao que mais amamos no verão, como o sol, piscina e as praias, mas por ser a nossa maior proteção contra as agressões que nossa pele sofre sob as altas temperaturas. 

O protetor solar, além de um potente hidratante, também é responsável por filtrar os raios UVA e UVB, que causam todos os problemas ligados à exposição ao sol e ao calor intenso. É claro que essa proteção também varia de acordo com o FPS (Fator de Proteção Solar), mas todos os tipos de protetor solar garantem a segurança da nossa pele de alguma forma. 

É imprescindível o uso do protetor solar ao sair de casa ou manter contato direto com a luz do sol. No entanto, estudos e pesquisas realizados nos últimos anos comprovam a necessidade do uso do produto mesmo dentro de casa. Isso porque não só a incidência direta da luz do sol pode causar problemas, como também o calor ou aquilo que nós chamamos “mormaço” (temperatura abafada). 

A própria luz gerada artificialmente pelas lâmpadas, em alguns casos, podem causar prejuízos à pele e que podem ser evitadas pelo uso do protetor solar. Portanto, se você passa muito tempo em ambiente fechado ou em frente ao computador, o protetor solar deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. 

Tipos de protetor solar

E na hora de escolher o seu protetor solar, como no caso de todos os demais produtos citados aqui, verifique as recomendações do fabricante. Há opções que contém bronzeadores, compostos de hidratação profunda, função antienvelhecimento, controle de oleosidade e até alguns efeitos bem legais, como base para maquiagem e efeito matte. 

Os protetores solares devem ser próprios para o corpo, rosto, lábios e até os cabelos, de forma a manter o equilíbrio e saúde da sua pele. O FPS também deve variar de acordo com a sua rotina e o nível de exposição solar. 

Pós-sol

Foi à praia? Passou o dia na piscina? Ou esteve muito tempo debaixo do sol em incidência direta? É bem provável observar sua pele mais vermelha, queimada, ligeiramente mais sensível ou perceber pequenas bolhas e lesões causadas pelo calor. Tudo isso deve ser evitado com o uso do protetor solar, porém mesmo aqueles incômodos mais leves podem ser aliviados com o uso do pós-sol. 

Entretanto, o pós-sol não serve apenas para tratar os efeitos negativos da exposição aos raios solares, mas também ajudar a manter a pele hidratada no calor, protege aquela corzinha desejada depois do bronzeamento e traz uma sensação boa de refrescância. 

Outras dicas de cuidados com a pele no verão

  • Evite exposição ao sol nos horários de pico, após às 10 horas e antes das 16 horas; 
  • Sempre use protetor solar, dentro e fora de casa; 
  • Se possível, conte com o auxílio de óculos de sol, chapéus e bonés, sombrinhas etc.; 
  • Beba bastante água e mantenha-se hidratado; 
  • Opte por refeições leves e consuma frutas com alta concentração de água; 
  • Mantenha a pele hidratada com uso de produtos recomendados; 
  • Priorize o sono de qualidade e por pelo menos 8 horas seguidas; 
  • Adapte suas atividades físicas para evitar a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia; 
  • Experimente reduzir a temperatura da água no banho; 
  • Use repelente em áreas de risco ou com infestação de insetos, especialmente aqueles transmissores de doenças. 

Gostou do nosso conteúdo com dicas de produtos para o cuidados com a pele no verão? Então leia também: Dietas especiais: entenda cada classificação de produto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *