Como cuidar das suas plantas no inverno
O inverno já está aí, batendo à nossa porta e nós já estamos correndo para debaixo das cobertas para comer uma pipoquinha na manteiga e assistir aos nossos filmes favoritos no streaming, não é mesmo?
Mas, se nem nós temos coragem de encarar o vento gelado do inverno, imagina as plantas? Pois é, até elas sofrem com os dias mais frios, já que o clima dificulta o seu desenvolvimento.
A falta de chuvas durante o inverno brasileiro e a temperatura mais fria, não colabora em nada para que as plantas fiquem fortes e saudáveis durante o inverno. Por isso, se você ama plantas e deseja que elas sobrevivam a estação mais fria do ano, precisa seguir as nossas dicas infalíveis para cuidar das suas plantas no inverno.
Confira!
Descubra quais são os tipos de plantas que você tem
Nem todas as plantas são iguais ou precisam dos mesmos cuidados. Algumas plantas precisam de mais água do que as outras; assim como existem mais resistentes à exposição solar do que as outras.
Ainda que boa parte das plantas sofram com as temperaturas mais baixas, é fundamental saber quais precisam de cuidados extras durante o inverno.
Por exemplo, flores como petúnias, amor-perfeito e azaleias, são espécies que se dão muito bem com as temperaturas mais baixas. Já outras flores como orquídeas, cravos e lírios precisam ser bem guardadas durante o inverno, uma vez que não possuem boa resistência ao frio.
Guarde bem as suas plantas no inverno
Depois que você descobrir quais das suas plantas são menos resistentes aos climas mais frios, você precisa retirá-las do ar gelado do inverno. Isso se elas já não estiverem dentro da sua casa ou enterradas em um jardim, é claro.
Caso exista a possibilidade de trazê-las para dentro de casa, então comece a pegar os vasos e preparar um espaço onde a temperatura seja ambiente e longe de fontes de calor, como aquecedores. Caso contrário, use uma rede de TNT, por exemplo, para cobrir as plantas e permitir que elas respirem, ao mesmo tempo.
Molhe as plantas somente quando necessário
Assim como os animais, as plantas entram em um estado de “hibernação”, é como se elas quase estivessem dormindo durante o inverno. Isso acontece porque com menos luz, elas não realizam tanto o processo de fotossíntese, retardando o crescimento. Pelo menos, não tanto quanto durante os dias mais ensolarados. Logo, elas não precisam da mesma quantidade de água e fertilizantes durante o inverno.
Procure checar se o solo ainda está úmido antes de molhar o vaso, assim, evitando fungos, bactérias ou que as raízes “morram afogadas” de tanta água. Além do solo úmido, outros indicadores como folhas amareladas e pequenos fungos na terra, vão mostrar que você está colocando muita água nas plantas.
Deixe o ar mais úmido
O inverno brasileiro é bem seco e, essa falta de umidade, causa problemas tanto para os seres humanos quanto para as plantinhas. Elas, assim como nós, dependem de água para sobreviver e, com a baixa umidade no ar, elas também acabam ficando mais ressecadas.
Para as plantas, o ideal é que a umidade do ar esteja entre 40% a 50%, para que elas consigam realizar as trocas gasosas. Acima desse nível, também pode ser perigoso, pois a terra e folhas podem desenvolver fungos e bactérias.
Se você não tem um umidificador de ar, você pode usar um borrifador de água para deixar as folhas mais úmidas ou colocar as plantas nos cômodos mais úmidos da casa como cozinha e banheiro. No entanto, certifique-se de que o vaso fique bem longe do fogão e da água quente do chuveiro.
Limpe as folhas das plantas
Você sabia que o pó acumulado nas folhas das plantas, impedem o desenvolvimento delas?
É verdade! Se você não limpar bem as folhas das plantas que estão dentro da sua casa, o pó que fica na superfície das folhas impede a respiração e fotossíntese, dessa forma, afetando o crescimento do vegetal.
Principalmente durante os dias de inverno, quando os raios solares estão mais fracos, esse cuidado precisa ser dobrado para que a planta não fique empoeirada. O borrifador de água aqui também ajuda a manter o pó longe das folhas, mas o espanador é melhor para evitar que a planta fique muito úmida.
Luz é fundamental!
Por fim, para manter as suas plantas firmes e fortes durante o inverno, é preciso que elas absorvam a luz para que a fotossíntese ocorra e elas se mantenham vivas.
Porém, como fazer isso com a baixa luminosidade da estação? Você precisa colocar as suas plantinhas em lugares estratégicos na sua casa para que elas peguem sol pelo menos durante algumas horas do dia. Caso o tempo de exposição solar não seja o bastante, você pode recorrer às luzes artificiais como as lâmpadas de LED.
Elas não vão substituir completamente os raios solares, mas vão ser o bastante para manter a planta viva até a primavera!
Enfim, essas são algumas dicas de como cuidar das suas plantas no inverno. Lembre-se de que essas dicas servem para as plantas como um todo, mas outras flores mais delicadas como as orquídeas podem sofrer bem mais com as trocas de temperatura. Outras precisam de certos tipos específicos de fertilizante pois são de climas tropicais. Tudo isso envolve conhecer bem as plantas que você tem em casa.
Cuide bem das suas plantas para que elas sobrevivam até o clima esquentar!
Gostou do nosso conteúdo sobre como cuidar das plantas? Leia também: Dicas práticas para limpar os móveis da casa