10 alimentos para ajudar no combate à diabetes
A diabetes é uma doença que atinge pessoas no mundo todo, e hoje, é considerado um problema grave de saúde pública. De acordo com o site do Ministério da Saúde, o nosso país é o quinto na lista mundial em incidência de diabetes, com mais de 16 milhões de pessoas entre 20 a 79 anos portadoras da doença.
Apesar de ser uma doença muito perigosa, a pessoa diabética pode levar uma rotina normal e saudável. Porém, algumas alterações no estilo de vida e alimentação são fundamentais para manter a doença sob controle.
Além disso, as pessoas que estão propensas a desenvolver a doença, precisam mudar alguns hábitos para evitar que a diabetes se desenvolva. Por isso, fizemos uma lista com 10 alimentos para ajudar no combate à diabetes.
Confira!
Quais são os tipos de diabetes?
Antes de falarmos mais sobre a alimentação para a prevenção da diabetes, é interessante entender o que é e quais são os tipos da doença. Para quem não sabe, a diabetes é causada pela falta ou excesso de insulina no sangue. A insulina é a enzima responsável pela quebra da glicose, ou seja, a manutenção dos níveis de açúcar no corpo.
Existem alguns tipos de diabetes, que podem ser causados por fatores genéticos, externos ou ocasionais:
- Tipo 1: a diabetes tipo 1 é causada pela eliminação da insulina pelo sistema imunológico, isto é, os anticorpos atacam e destroem a enzima que o corpo secreta;
- Tipo 2: já esse tipo de diabetes ocorre a deficiência na produção e secreção da insulina, o corpo não produz o suficiente para manter o organismo em ordem;
- Diabetes gestacional: como o próprio nome já sugere, ocorre durante a gestação, pois o corpo se tornou menos tolerante à insulina por motivos que ainda são estudados. Pode não permanecer após a gestação.
Ainda existem as pessoas que apresentam a pré-diabetes, que é quando o corpo já apresenta sinais de que você está propenso a desenvolver a doença, pois existe uma baixa na produção de insulina.
Isso pode ser causado pelo aumento de peso, vida sedentária, alimentação ruim e problemas genéticos. Por isso, é preciso ficar de olho e fazer exames regulares, principalmente quando há pessoas na família com a doença.
Quais são os alimentos que ajudam no combate à diabetes?
De acordo com um artigo publicado pelo site da Escola de Saúde Pública de Harvard, existem 4 mudanças na alimentação que uma pessoa precisa fazer para prevenir e controlar a diabetes. Vamos listar essas atitudes e incluir os alimentos que fazem parte dessas mudanças.
1. Inclua mais grãos integrais na sua dieta
Carboidratos pobres em fibras como arroz e farinha branca são considerados carboidratos ruins, pois durante a digestão as enzimas quebram mais facilmente as moléculas e as transformam em glicose mais facilmente. Por isso, é preciso ingerir mais alimentos integrais na dieta, pois eles levam mais tempo para fazer esse processo, já que a fibra dificulta essa quebra das moléculas, consequentemente, deixando a digestão mais lenta.
Dessa forma, não há a necessidade do corpo produzir uma grande quantidade de insulina para controlar a quantidade de glicose que foi absorvida no estômago. Além disso, precisamos destacar que os alimentos integrais são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a manter o corpo mais saudável.
Alimentos para incluir ou substituir na dieta:
- Arroz integral;
- Quinoa.
2. Troque o refrigerante e bebidas açucaradas
Tudo bem que às vezes bate aquela vontade de beber uma Coca-Cola trincando de gelada, e tudo bem. É uma bebida gostosa que vai bem em qualquer refeição.
Mas, algumas pessoas esquecem essa parte do às vezes e bebem litros de refrigerante por semana. Ou acabam trocando o refrigerante pelo suco de caixinha, que também é rico em açúcar. Esses hábitos podem não oferecer nenhum perigo agora, no entanto, a longo prazo, podem causar problemas para sua saúde.
Existe uma grande controvérsia em relação às bebidas diets, já que diversos estudos já provaram que as pessoas que trocam o refrigerante normal pelo diet, correm riscos de desenvolver diabetes mesmo assim.
Portanto, troque os sucos de caixinha e refrigerantes por:
- Água;
- Café (sem açúcar e sem creme);
- Chá (sem açúcar).
Podemos até encontrar diversos estudos que mostram que o café, pode ajudar na prevenção da diabetes tipo 2, por conta de alguns compostos presentes na bebida.
3. Coma gorduras boas
As gorduras insaturadas são aquelas consideradas boas, já que elas contribuem para regular o colesterol no sangue. Ao contrário das gorduras trans, que estão presentes em alguns tipos de frituras, margarinas e fast food, as gorduras não são só famosas por protegerem o coração, mas também por ajudarem no controle dos níveis de glicemia.
A melhor parte é que essas gorduras boas estão presente em alimentos saborosos e que são fáceis de incluir na dieta, como por exemplo:
- Castanhas;
- Frutas ricas em gordura como abacate e açaí natural, sem adição de açúcar;
- Semente de linhaça dourada.
4. Equilibre o consumo de carne vermelha
Por fim, o artigo aponta que existem estudos que mostram uma relação direta entre o consumo diário de carnes vermelhas e o aumento das chances de desenvolver diabetes. Principalmente quando essas carnes são do tipo processadas, como salames, salsichas, bacon etc. Por isso, é interessante que você substitua alguns dias com carnes brancas, como:
- Peixes;
- Aves.
Enfim, alguns hábitos podem ajudar a ter uma vida mais saudável e prevenir a diabetes. Porém, nada dispensa a visita ao médico e exames regulares para evitar que essa doença silenciosa prejudique sua saúde.
Leia também: Você precisa incluir o peixe na sua dieta semanal – benefícios e receitas práticas