Carnes para churrasco: você sabe como escolher?
Sejamos sinceros: gostar de churrasco é quase que um pré-requisito para ser brasileiro. Afinal, poucas situações são tão capazes de reunir familiares e amigos em um só lugar como o bom e tradicional churrasco de fim de semana. E embora a aprovação seja quase que geral, há pessoas que apreciam tanto essa área da gastronomia, que se tornaram verdadeiros especialistas em carnes para churrasco e dominam essa arte como ninguém.
Isso porque, ainda que o conceito seja bem simples de compreender, há uma série de técnicas que garantem um bom churrasco e carnes suculentas e muito saborosas. O bom churrasqueiro não é aquele que fica de olho na churrasqueira, mas a pessoa que entende que a preparação do churrasco começa lá no açougue, ainda na escolha da peça e do corte.
Então se você também ama churrasco e já está se programando para o próximo evento em casa, temos algumas dicas valiosas! Neste conteúdo listamos o que não pode faltar no seu churrasco, como escolher a carne ideal e os cortes mais populares entre os nossos clientes. Quer aprender a surpreender e conquistar seus convidados? Confira!
Guia completo para escolher carnes para churrasco: dicas indispensáveis
Antes de tratarmos especificamente sobre a carne para churrasco, é importante ressaltar que (surpreendentemente) um churrasco não é feito apenas disso e que há uma série de coisas que você precisa providenciar com antecedência. Além de verificar com seus convidados se algum deles apresenta qualquer tipo de restrição alimentar (vegetarianos e veganos, por exemplo).
Acompanhamentos para a carne
É sempre bom oferecer acompanhamentos, como saladas, vinagrete, pão francês, pão de alho e outros pratos que vocês apreciem. É costume, especialmente aqui no Brasil, que o churrasco seja servido também em pratos mais completos, com arroz, opções de salada, legumes (pimentões, cenouras, batatas etc.), farofa e maionese. Muitas vezes, a depender do perfil dos convidados, os acompanhamentos são mais procurados do que a própria carne.
Bebidas
Assim como os acompanhamentos, as bebidas são obrigatórias no planejamento do seu churrasco e podem ser tão importantes quanto a própria carne. Afinal, o que combina melhor com um churrasco do que aquela cerveja bem gelada, uma taça do seu vinho preferido ou sucos naturais e feitos na hora? Além da principal função, que é manter todo mundo hidratado e ajudar na digestão dos alimentos, as bebidas já são uma tradição durante as refeições.
Aqui nossa dica é verificar previamente com a sua lista de convidados quais são suas bebidas favoritas ou, se preferir, orientar que cada um leve a sua! Dessa forma, além de reduzir mais uma tarefa e economizar com os custos da confraternização, você também evita o risco de errar ou esquecer alguém.
Caso as bebidas fiquem por sua conta, invista em cerveja pilsen, refrigerante, sucos naturais e, claro, muita água!
E vamos ao que interessa: a escolha certa da carne para churrasco
Com acompanhamento ou não, com bebida ou sem, não tem jeito, a estrela do churrasco sempre será a carne. Por isso, acertar na hora de comprar é fundamental para o sucesso do seu evento. Afinal, ainda que o objetivo da reunião seja colocar o assunto em dia, ver aquelas pessoas das quais sentimos falta e passar um tempo de qualidade com amigos queridos, as expectativas são sempre altas em relação ao prato principal e como será servido.
Há uma enorme variedade de cortes de carne para churrasco ideais e, apesar de depender muito do gosto pessoal de cada um, da disponibilidade do mercado e da preparação do açougue, a picanha, a fraldinha, a costela, a linguiça e o frango estão entre os mais populares.
E se você está se perguntando o que torna essas carnes tão adequadas para a churrasqueira, talvez compreender alguns critérios de seleção te ajuda na hora de escolher o seu corte. Afinal, qualquer carne preparada de maneira inadequada perderá todo o sabor e suculência, mesmo nas mãos do maior especialista em churrasco de todos os tempos.
As características da carne (de qualquer tipo) são sinais de alerta sobre a sua qualidade, além de funcionarem como indicadores do resultado final depois de assadas. Embora o tempero, a prática do churrasqueiro, a temperatura e a forma de manusear a carne influenciem, investir nas peças certas é fundamental para garantir um bom sabor e uma textura agradável.
O que levar em consideração ao escolher a carne do churrasco
Você sabia que idade do animal, sua alimentação, raça e até o ambiente onde foi criado influenciam na qualidade da carne? Estes são apenas alguns dos fatores avaliados pelos produtores. Entretanto, já na prateleira do supermercado, há alguns pontos de atenção que você deve observar:
Marmoreio
Chamamos assim a gordura intramuscular presente na carne. Diferente da capa de gordura, facilmente identificada por fora, essa gordura intramuscular derrete durante o cozimento e confere à carne uma suculência única. Dentre as carnes com mais marmoreio, a picanha, a fraldinha e a costela se destacam. São, naturalmente, mais caras que outras opções de corte, mas o sabor final vale muito a pena!
Espessura da carne
Quem costuma cozinhar carne em casa sabe que a espessura da peça faz toda a diferença. Afinal, a espessura deve ser adequada ao tempo de cozimento e ao método de preparo, ou há grandes chances de resultarem em pedaços secos ou queimados demais. Já para o caso dos churrascos, as carnes ideais devem ter em média 2,5 cm de espessura.
Dessa forma, é possível assar a carne com segurança e ainda deixar uma ou outra peça separada para a galera do mal passado.
Carne fresca
Ao escolher uma carne embalada, verifique com muita atenção a data de validade. No caso de peças que não estejam embaladas e não contenham uma etiqueta, os principais sinais de uma carne fresca são a cor vermelho vivo, o brilho e a aparência de carne nova. Qualquer peça que apresente opacidade, manchas escuras ou sinais de deterioração deve ser deixada de lado.
Aqui nos Supermercados Covabra todas as carnes são recebidas, armazenadas e expostas respeitando todas as regras e normas sanitárias. Além disso, nossos cortes são frescos e constantemente verificados de acordo com os critérios de qualidade. Já para as compras em nossa loja online, contamos com uma equipe de especialistas que farão a seleção das melhores opções e prepararão suas peças para envio com toda a segurança que já é característica da nossa marca.
Como escolher o corte da carne para churrasco
O corte da carne é como chamamos os pedaços de carne do animal comercializados, de acordo com a parte do corpo de onde foram retirados. Ou seja, em outras palavras, é uma maneira de identificar as diferentes partes, de acordo com suas características, como gordura, tipo de músculo, maciez da carne, textura e suculência.
Os cortes da carne são divididos em dois principais grupos: cortes de primeira, considerados os mais nobres, macios e suculentos; e cortes de segunda, que geralmente apresentam mais fibras e levam mais tempo para assar ou cozinhar.
É muito comum também que chamemos de corte, entretanto com um sentido bem diferente, os formatos de corte, ou seja, a forma como as carnes são preparadas. Essa etapa cabe ao profissional responsável pelo açougue, mas também pode ser realizada em casa, como os bifes, tiras ou cubos de carne.
Tipos mais comuns de carne para churrasco
- Picanha;
- Fraldinha;
- Costela;
- Alcatra;
- Maminha;
- Filé mignon;
- Asa de frango;
- Coxa de frango;
- Linguiça;
- Costeletas de porco;
- Lombo de porco;
- Pernil de porco.
Aqui, além do orçamento disponível para o churrasco, devem ser levadas em consideração as preferências dos convidados e, claro, o tempo disponível para o preparo de cada corte.
Tudo para o seu churrasco nos Supermercados Covabra
Agora que você já sabe como escolher as melhores carnes para churrasco, acesse nossa loja online e encontre tudo o que você precisa, com preço baixo, a melhor qualidade e entrega rápida!
Leia também: Covabra Supermercados: por que fazer suas compras online?