mulher segurando uma taça de vinho tinto, adega covabra

Adega Covabra: volta ao mundo com aromas e sabores

27 de março

Desde tinto até um rosé, os vinhos talvez sejam a bebida mais democrática do mundo. Isso porque se você não gostar de um tipo, sempre terá outro na Adega Covabra para degustar.  

A boa notícia neste post, principalmente para os entusiastas de plantão, é que em nosso site temos diversos tipos de vinhos para quem gosta sempre de ter uma garrafa em casa. Seja para receber os amigos, para acompanhar uma refeição, ou mesmo fazer uma receita mais elaborada para relaxar.  

Quer saber mais sobre os tipos de vinhos e uvas que você pode encontrar no Covabra Supermercados? Então continue conosco nessa volta ao mundo com aromas e sabores!  

Principais tipos de vinhos 

garrafa de vinho tinto e uvas verdes em cima de uma mesa rústica de madeira

Você sabia que existem mais de 10 mil tipos de uvas pelo mundo todo? Pois é, e cada uma dessas uvas oferece um tipo de vinho diferente. Mudanças na coloração, aroma e sabor do vinho ocorrem de acordo com a região onde a planta é cultivada. Mudança no solo e clima alteram a composição da fruta, consequentemente, oferecendo uma bebida diferente.  

Para entender um pouco mais sobre cada tipo de uva, listamos alguns vinhos que elas oferecem e suas principais características. Confira

#1. Cabernet Sauvignon

Se você é fã de vinhos, é bem provável que já tenha consumido esse tipo de uva, pois a Cabernet Sauvignon está entre as populares no mundo topo.

Apesar da sua origem francesa, na região de Bordeaux, essa é a “rainha das uvas tintas” de acordo com especialistas. Já que ela se destaca não só pela sua qualidade, como também pelos seus sabor marcante.

Atualmente, ela é cultivada em diversas partes do mundo, produzindo vinhos bem encorpados e com aroma mais herbáceo, ou seja, que lembra ervas verdes. Algumas notas de cerejas negras, framboesa, entre outros podem aparecer nesse tipo de vinho.

#2. Cabernet Franc

Outra uva de origem francesa, é a Cabernet Franc. Essa uva produz um vinho cheio de contrastes, o que é uma verdadeira festa para os nossos paladares.

Ainda que ela ofereça um vinho com uma textura mais macia e delicada, o seu sabor consegue ser intenso, com algumas notas de vegetais ao fundo.

As uvas Cabernet Franc se adaptaram muito bem ao clima dos países do hemisfério sul como Chile, Brasil, Nova Zelândia e África do Sul.

#3. Merlot

Apesar da uva mais popular do mundo ser a Cabernet Sauvignon, existem mais hectares no mundo dedicados a uva Merlot do que qualquer outra no mundo todo. Isso porque essa é uma casta que se adaptou muito bem tanto aos climas mais quentes.

A sua origem francesa, faz com que ela se destaque melhor nas regiões mais frias. Porém, até mesmo no Brasil, a Merlot oferece uma bebida de qualidade.

Geralmente, os vinhos feitos com essa uva apresentam uma cor bem viva e vibrante. Além disso, os seu sabor suave apresenta notas de cedro, figo e algumas frutas vermelhas como framboesa, morango, amora e groselha.

#4. Malbec

Temos aqui uma bebida muito popular entre as pessoas que desejam se aventurar pelo mundo dos vinhos, principalmente quando se trata dos brasileiros.

Isso se dá pelo fato dele ser facilmente encontrado por aqui, e também porque a sua textura suave e sabor mais frutado, agrada quem não está acostumado a degustar a bebida.

Uma dica para quem está não está acostumado a beber vinho e deseja começar a degustar a bebida: aposte em vinhos Malbec de safras mais jovens. Uma vez que a bebida ainda não envelheceu o suficiente para deixar o sabor mais intenso, ele ainda está mais suave e fácil de saborear.

#5. Pinot Noir

A famosa Pinot Noir é  uma das uvas mais difíceis de serem cultivadas fora da sua região de origem, Borgonha, na França. Uma vez que as uvas dependem muito do clima e do tipo de terreno para se desenvolver completamente, é preciso criar as condições ideais para o cultivo da uva.

Por isso, até hoje em dia, Borgonha permanece como a principal região produtora dessa uva. Isso influencia muito no preço do produto, os vinhos feitos com a Pinot Noir são os mais caros do mercado!

Esse tipo de vinho possui uma acidez sutil e dependendo da região onde é cultivado, sabor mais frutado e notas amadeiradas.

#6. Chardonnay

A versatilidade da uva Chardonnay fez com que ela se tornasse bem conhecida entre as pessoas que gostam da bebida. Ao contrário de todas as uvas mencionadas até agora, essa casta oferece uma série de vinhos brancos e espumantes.

Ela também se adaptou muito bem aos lugares onde foi inserida, e apesar de ter origem na região de Chardonnay, ela é produzida em larga escala nos Estados Unidos e Austrália.

Nessas regiões mais quentes, o vinho produzido é mais encorpado e com um teor maior de álcool. Além disso, seu aroma é mais amanteigado e seu sabor frutado.

#7. Sauvignon Blanc

Ainda falando sobre vinhos brancos e espumantes, a uva Sauvignon Blanc é uma fruta originária da França, mas se adaptou muito bem aos climas e solos americano (da Califórnia mais especificamente) e chileno.

Os vinhos provenientes desse tipo de uva são refrescantes e intensos, muito aromáticos e com uma acidez perfeita. Se você curte um vinho marcante, essa é a uva certa para o seu dia a dia!

Esses são apenas alguns dos principais vinhos que temos na Adega Covabra, quer saber mais sobre vinhos e as melhores harmonizações com cada tipo de uva? Então continue acompanhando o nosso blog e espere por mais novidades!

Leia também:

Covabra Supermercados: por que fazer suas compras online?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *