Você conhece o Programa RAMA?
Hoje em dia, temos consumidores cada vez mais preocupados com a origem dos alimentos que estão consumindo, além da sua qualidade. Afinal, para ter uma vida saudável e uma dieta balanceada, é preciso uma dedicação que começa pela alimentação.
Pensando nisso, nós, do Covabra Supermercados, trabalhamos com produtores e distribuidores que estão conectados ao programa RAMA, o qual visa o monitoramento da distribuição dos alimentos sem agrotóxicos, além de garantir qualidade e confiança nos produtos que estão comprando.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o que é esse programa e como ele te auxilia na escolha dos melhores produtos do setor de hortifruti.
Venha dar uma olhada!
O que é o RAMA?
Para quem ainda não conhece o RAMA, essa sigla significa Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos. Ou seja, a partir dessa iniciativa, é possível localizar a origem dos produtos que consumimos.
Além disso, esse programa incentiva diversas práticas mais sustentáveis nas plantações de frutas, verduras e legumes. Consequentemente, oferecendo não só benefícios para os consumidores, como também para a terra.
Por isso, o RAMA é um programa no qual todos ganham: o consumidor, o distribuidor e o nosso planeta.
Para que um produtor faça parte deste programa de rastreabilidade agrícola basta se voluntariar e seguir boas práticas de cultivo. Como por exemplo:
- Preparar a terra de acordo com as técnicas de manejo propícias ao clima e tipo de solo;
- Realizar o tipo de adubação adequada;
- Evitar, ao máximo, perdas durante as fases do plantio;
- Controlar as pragas com o manejo adequado e com uso de inseticidas registrados e autorizados pelos órgãos competentes;
- Fazer a rotatividade de culturas, dessa forma, evitando o desgaste da terra.
Principais objetivos do programa de rastreabilidade de alimentos:
Como principais objetivos, o programa de rastreabilidade e monitoramento visa 3 importantes tópicos para a produção de alimentos. Todos os objetivos são previstos no PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), da ANVISA, o qual busca avaliar os resíduos de agrotóxicos nos pratos das famílias brasileiras.
Esses objetivos são:
- “O desenvolvimento colaborativo da cadeia produtiva dos alimentos de FLV (frutas, legumes e verduras) que abastecem as redes de varejo vinculadas à ABRAS e Associações Estaduais de Supermercados, através da rastreabilidade dos alimentos e do monitoramento de resíduos de agrotóxicos, buscando uma maior precisão na identificação da origem dos problemas de contaminação;”
- “Aprimorar a qualidade dos alimentos comercializados utilizando a informação de origem para facilitar o desenvolvimento das boas práticas agrícolas;”
- “Fornecer às Partes que aderirem ao Programa RAMA, acesso à informação de supermercados, fornecedores, produtores, produtos e resultados de análises de agrotóxicos das frutas, legumes e verduras para melhores decisões de abastecimento.”
Fonte: https://rama.abras.com.br/rama/
Por que o RAMA contribui para um desenvolvimento mais sustentável?
Como bem sabemos, os nossos recursos naturais são finitos, isto é, um dia teremos problema com a falta de água, terras férteis, entre outros. Por isso, precisamos tomar ações que visam o desenvolvimento sustentável do planeta. Isso significa produzir, mas sem destruir.
Para participar do RAMA, os produtores precisam seguir uma série de requisitos, os quais favorecem as suas terras, e também salvam o planeta. Como por exemplo:
- Fornecer informações sobre a origem dos produtos;
- Não podem usar mão-de-obra análoga a escravidão ou trabalho infantil;
- Seguir normas estritas sobre o uso de agrotóxicos;
- Informar data da colheita;
- Fazer uso correto do solo.
Assim, a terra não sofre com as agressões de um cultivo irregular, nem com o uso de agrotóxicos não registrados pelo governo.
Como o RAMA afeta a sua saúde e bem-estar?
Sabendo de tudo isso sobre o programa, fica fácil de entender como ele afeta a sua alimentação diretamente, certo?
Com o rastreamento dos alimentos, é possível saber de onde eles vieram, como esse produto foi cultivado e saber se sua origem é confiável. Além disso, com o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos, é possível evitar que esses produtos químicos cheguem até a sua mesa.
Quando não sabemos de onde os FLV vem, não é possível ter um controle sobre quais os inseticidas foram usados durante a colheita; quem trabalhou para levar o alimento ao supermercado; além de outros problemas que podem acontecer ao longo da produção.
A melhor forma de garantir a qualidade do que você está entregando para a sua família, é possuindo essas informações.
Por isso, o Covabra Supermercados aposta em fornecedores registrados no programa RAMA. Assim, quando você fizer as suas compras, pode verificar a origem dos alimentos com o uso do celular.
Basta aproximar o aparelho do código QR ao lado dos alimentos na loja. Feito isso, é possível saber sua origem, produtor e todo o seu caminho até chegar às nossas gôndolas.
Então, dá para sentir mais segurança na hora da sua compra de hortifruti no Covabra, não é mesmo?
Pois descubra mais sobre como fazer compras online e receber os seus produtos direto na sua casa!
Leia também: Comprar online no Covabra: o que era bom, está ainda melhor!