Casal fazendo a limpeza da casa

Limpeza da casa: dicas para o cronograma ideal

18 de setembro

Nada como uma casa limpinha e cheirosa! Algumas pessoas parecem ter algum segredo para manter a limpeza da casa sempre em dia. Mesmo com filhos e pets, que são os principais responsáveis pela bagunça geral.  

Mas qual será o segredo delas? Será que passam horas, depois que voltam do trabalho, limpando e organizando a casa? Ou contrataram alguém para fazer a faxina?  

Bom, as duas são ótimas soluções. Porém, se você não possui tempo após o trabalho, seja por qualquer motivo, ou se o orçamento está curto, elas não são a melhor resposta para o seu dilema.  

Então, qual será a melhor forma de manter a organização doméstica? Fazendo um cronograma de limpeza diário, semanal, mensal, e semestral para sua casa! Assim, ficará mais fácil mantê-la sempre limpa e arrumada.  

Venha descobrir como montar o seu!  

Cronograma para limpeza da casa 

Como todas as atividades que realizamos no dia a dia, a limpeza da casa também pode se beneficiar de um cronograma. Dessa forma, você não precisa se preocupar em lembrar quando foi a última vez que limpou cada cômodo ou o que ainda precisa ser feito. Basta seguir o seu calendário e sempre marcar cada atividade realizada.  

Existem algumas tarefas de limpeza que precisam ser realizadas diariamente, pois não podem ficar acumuladas. Mas outras não precisam da sua atenção imediata, e podem ser feitas em um final de semana.  

Logo abaixo, separamos quais são as atividades de limpeza da casa e com que frequência elas precisam da sua atenção. Veja só: 

O que precisa de limpeza todos os dias? 

Pai e filha lavando a louça durante a limpeza da casa  

Vamos começar com as tarefas de limpeza da casa que precisam ser feitas diariamente. Uma vez que o acúmulo dessas tarefas não só pode gerar problemas na hora de remoção de manchas como também promove a proliferação de bactérias e vírus 

Entre as principais atividades de limpeza diária, podemos citar:  

Lavar a louça: em primeiro lugar, temos a louça do nosso dia a dia. Imagina deixar os seus pratos, talheres e copos sem lavar por dois dias? Pois é, o ideal é que após cada refeição, você lave a louça e deixe de molho no detergente as peças que estão com partículas de comida presa nelas. Facilitando, dessa forma, a remoção na próxima lavagem.  

Limpar as pias: outra tarefa que não pode ficar de fora da sua lista de tarefas diárias, é a limpeza das pias da casa. É interessante usar algum tipo de limpadores multiuso para as pias da cozinha, após terminar de lavar a louça; deixe um spray com desinfetante no banheiro para limpar a pia logo pela manhã, para remover as marcas de pasta de dente e ou manchas de produtos de higiene.  

Higienizar a cafeteira: dependendo do seu modelo de cafeteira, você não precisa fazer a higienização completa toda vez que utilizá-la, apenas passar uma bucha com água e sabão neutro para remover as manchas já basta. Porém, é preciso lembrar de remover a borra de café do filtro, porque essa borra é tudo o que os fungos precisam para se desenvolver: um ambiente úmido, com comida e oxigênio. Esses fungos podem causar danos à sua máquina, dependendo do modelo.  

Leia também: Variedades de café: conheça os principais tipos e o que mais combina com seu paladar 

O que precisa de limpeza todas as semanas? 

Agora que você já tem uma lista do que precisa ser feito diariamente, vamos passar para as atividades que podem esperar pelo menos uma semana. 

De fato, você pode deixar para fazer tudo no final de semana, no entanto, se você conseguir pegar um cômodo por dia, não passará o dia inteiro limpando a casa.  

Por exemplo, na segunda-feira pode ser o dia de limpar a cozinha; quinta-feira é um dia dedicado só para trocar e lavar as roupas de cama; sábado é o dia de lavar as roupas e sapatos. Além disso, uma vez por semana, você deve:  

Limpar o seu micro-ondas: por ser um eletroeletrônico que usamos com bastante frequência, ele precisa entrar na sua lista semanal. Por isso, para limpar esse aparelho corretamente, coloque um recipiente (que possa ir ao micro-ondas) com uma xícara de água e bastante vinagre para aquecer na potência máxima. Esquente até que o vidro fique embaçado. Espere esfriar, então, passe um pano ou uma esponja para remover as sujeiras.  

Higienizar as esponjas da casa: não pensamos que é necessário higienizar as esponjas, já que elas são o que usamos para limpar outros objetos. No entanto, mantê-las limpas é essencial para evitar a proliferação de fungos e bactérias que se aproveitam dessa região para se desenvolver. Por isso, deixe as suas esponjas de molho em uma solução de água sanitária por uns cinco minutos. Lembre-se de enxaguar bem.  

Limpar o banheiro: pelo menos uma vez por semana, é preciso fazer uma limpeza mais pesada no banheiro, esfregando todas as superfícies principalmente o box, as paredes perto do chuveiro, pia, e banheira (se tiver). Uma boa ideia é usar produtos específicos para essa área como o tira limo e limpadores sanitários.  

O que precisa de limpeza todos os meses? 

Mãe negra e filhos fazendo a limpeza da casa

Como você já tem uma rotina diária e semanal de limpeza, as faxinas mensais ficam mais leves e não precisam ser feitas durante um dia inteiro. Aliás, é interessante colocar todo mundo da casa para fazer a manutenção da limpeza. Comece com as seguintes atividades:  

Limpar vidros e janelas: a limpeza das janelas e vidros da casa pode ser feita mensalmente, utilizando produtos específicos para remover manchas desse tipo de material. Invista em um bom limpa vidros para não precisar esfregar intensamente e se cansar.  

Remover manchas das paredes: se você tem crianças e pets em casa, sabe que é quase impossível manter uma parede 100% limpa. Principalmente os gatos, gostam de subir nos lugares mais altos e acabam usando a parede de apoio para descer; as crianças, quando estão fazendo arte, usam a parede de tela. Mas isso é muito simples de remover, basta fazer uma mistura com vinagre e bicarbonato de sódio e, usando um borrifador, aplique a mistura nas manchas e use uma esponja para esfregar.  

Tirar pó: você pode tirar o pó superficialmente dos seus móveis todas as semanas. Porém, alguns lugares onde você não costuma ver, também acumulam pó, e eles podem ser a causa de crises alérgicas em você e outros membros da casa. Então, uma vez por mês, remova o pó de cima dos armários, dos ventiladores de teto, atrás dos eletrodomésticos, entre outros lugares que podem ter poeira. Use o lustra móveis para higienizar os móveis.  

Leia mais: Como aliviar os sintomas das alergias e doenças respiratórias no inverno 

O que precisa de limpeza semestralmente? 

As limpezas semestrais podem ser feitas durante os dias de férias, como nas férias de verão e inverno escolares. Elas provavelmente vão demandar mais tempo, mas esses dias devem ser dedicados à manutenção da casa.  

Por exemplo, é uma ideia interessante, durante o inverno quando os dias são mais secos, dar uma olhada nas calhas para ver se elas não estão cheias de sujeira. Uma limpeza simples com a mangueira pode evitar problemas com inundações e vazamentos durante a época de chuva mais intensa.  

Além disso, esses são os momentos perfeitos para se desapegar de coisas que você não usa mais. Como roupas, livros e materiais escolares antigos das crianças. Por isso, invista um tempo para:  

Higienizar o interior de armários e guarda-roupas: é sempre bom manter os armários e guarda-roupas organizados. Dessa forma, é bem mais fácil encontrar algo quando preciso. Porém, quanto mais acumulamos, mais difícil fica para manter a limpeza e organização. Então, duas vezes por ano, retire tudo de dentro deles, passe um pano para limpar a poeira e alimentos (caso seja a sua dispensa) e descarte as coisas que estão velhas. Separe o que pode ir para doação e o que não tem mais condição de uso.  

Limpar carpetes e tapetes: decerto que devemos remover a poeira dos carpetes e tapetes, mas isso é bem mais fácil de fazer com o aspirador de pó, uma vez por semana, não é mesmo? Mas só remover o pó não garante a limpeza desse acessório de casa, portanto é preciso levar cada uma das peças. No caso dos carpetes, dependendo do modelo, eles não podem ser removidos do chão. Se você sabe como fazer essa limpeza, é interessante buscar uma equipe de higienização para carpetes.  

  

Agora que você já tem o cronograma completo de limpeza da casa, está na hora de colocar o plano em prática e fazer do seu lar um lugar ainda mais agradável de se viver!  

Leia também:  10 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *