Rotina do bebê: como estabelecer uma rotina saudável
Você sabia que criar a rotina do bebê é extremamente importante para o seu desenvolvimento? Mas qual é a programação certa? Aliás, por onde começar?
Essas são as principais perguntas que passam pela sua cabeça, principalmente vocês, mãe e pai de primeira viagem. Porém, acredite planejar uma rotina para o seu bebê com todas as atividades que ele desempenha ao longo do dia é bem mais simples do que imagina.
Para falar a verdade, ter essa lista em mãos ajuda não só a criar um ritmo natural para a criança, como também dar mais estrutura para o seu dia, já que o bebê saberá quando e o que esperar naquele momento.
Então, vamos descobrir mais sobre como desenvolver uma rotina do bebê?
Por que é importante a rotina do bebê?
Antes de darmos as dicas sobre como organizar a rotina do bebê, vamos explicar porque é tão importante essa prática.
Em primeiro lugar, os bebês não possuem uma vida muito complicada, não é mesmo? Eles precisam comer, dormir, tomar banho e brincar. É basicamente isso que eles fazem o dia inteiro, e boa parte da responsabilidade, na verdade, é toda sua.
No entanto, saber quando cada uma dessas atividades se alinham traz muitos benefícios não só para a criança como também para você, responsável. Pois será possível balancear as suas atividades com as do bebê.
Além disso, quando o bebê possui uma rotina programada ele saberá exatamente, por exemplo, se é hora da soneca ou se está na hora de tomar a mamadeira. O que facilita – e muito! – a sua vida e o seu dia a dia.
Com que idade o bebê pode começar a ter uma rotina?
Existe muita controvérsia em relação qual é a melhor idade para começar a rotina do bebê. Alguns experts chegam até mesmo a dizer que os bebês nem precisam de uma rotina. Porém, boa parte deles chegaram ao consenso de que entre os 2 aos 4 meses de vida, é um bom período para iniciar a rotina da criança.
Isso porque os bebês começam a construir os seus hábitos a partir dos 3 meses de idade. Portanto, esse é o momento de consolidar uma rotina e seguir à risca uma tabela de horários.
Leia também:
Como preparar tudo para a chegada do bebê
Como montar a rotina do bebê?
1. Diferença entre dia e noite
Noites mal dormidas são um fato para os pais e responsáveis de recém-nascidos. Isso porque os bebês ainda não entendem a diferença entre dia e noite. Mas é possível ajudá-los a entender essa diferença. Assim, você não vai mais ter que se preocupar em trocar o dia pela noite!
Hábitos simples ajudam a criança a construir a ideia de que um dia acabou e outro vai começar. Como por exemplo o simples ato de trocar de roupa antes de ir para cama e assim acordar; deixar a luz entrar e fazer mais barulho durante o dia, e fazer exatamente o oposto durante a noite, também auxiliam no aprendizado.
Deixe a rotina noturna mais calma e com poucos estímulos, dessa forma, o bebê já vai se acalmando para dormir. Já pela manhã faça bagunça, incentive a brincadeira durante as refeições, faça com que ele fique acordado. Isso ajudará a criança a entender a diferença entre a noite e o dia.
2. Crie uma rotina para dormir
Todos nós nos beneficiamos de um ritual para dormir. Isso ajuda o nosso corpo a relaxar e pegar no sono mais facilmente. Com os bebês não é diferente! Eles também precisam de um ritual que leve eles a entender que já está na hora de ir para cama e dormir.
Mas existe um segredo para que essa rotina seja eficiente: resistência. A criança não vai pegar no sono no primeiro dia que você tentar, muito menos no segundo. Por isso, é preciso criar uma rotina que seja simples e possa ser feita todas as noites, sem exceção. Não é preciso que ela dure muito tempo, 45 minutos no máximo já é o suficiente para não deixar o bebê agitado.
Segue um exemplo que você pode tentar:
- Comece com um bom e relaxante banho;
- Coloque pijamas limpos e cheirosos. Hoje em dia é fácil encontrar amaciantes que são específicos para roupas de crianças;
- Faça uma massagem com óleos para bebês;
- Leia uma história ou cante uma cantiga de ninar;
- Coloque-o no berço e diga boa noite.
3. Aprenda a comunicação do seu bebê
Infelizmente, os bebês não conseguem falar o que estão sentindo, se estão com fome, frio, dor… Mas eles sabem se comunicar de outra forma. Portanto, é preciso aprender a ler os sinais que o seu bebê te dá.
Preste bastante atenção aos sinais que ele dá antes de ficar cansado, ou chorar de fome ou de dor. Baseando-se nessas informações, será mais fácil criar uma rotina que se encaixe para vocês todos. Além disso, facilita a identificação do que ele precisa de acordo com o tipo de comportamento.
4. Espere por mudanças ao longo do caminho
Uma das coisas da qual você pode ter certeza no primeiro ano de vida do seu bebê é que muitas mudanças acontecerão. Isso porque a criança passa por um grande desenvolvimento ao longo de 12 meses; elas começam a se sentar sozinhas, comer coisas sólidas, os dentinhos crescem, engatinham e, até mesmo, começam a andar.
Por isso, pode ser que alguns hábitos mudem como sono e alimentação. Durante o crescimento, precisamos de mais sono e sentimos mais fome, já que o nosso corpo precisa de energia.
Portanto, será possível observar que o bebê dormirá por mais tempo e sentirá mais fome nesses momentos de crescimento. Dessa forma, fazendo com que a rotina seja um pouco afetada. Mas não se preocupe: logo, logo ela se estabelecerá novamente.
Caso contrário, faça pequenos ajustes para os novos horários e necessidades da criança. Assim, evitando maiores estresses por falta de sono e fome.
5. Cada idade pede uma rotina diferente
Como já mencionamos, o seu bebê passará por muitas mudanças ao longo dos primeiros anos. Por isso, o ideal é que a rotina dele passe por mudanças também. Isso porque ele precisará de mais estímulos dependendo da idade.
Por exemplo, com o passar dos meses a criança pode começar a brincar e a socializar com outros bebês. Então é interessante que ela tenha um horário certo para brincar. Depois também temos a introdução aos alimentos sólidos, o que vai fazer as refeições durarem mais tempo do que o normal.
Enfim, essas são as nossas dicas de como criar a rotina do bebê. Para descobrir mais detalhes sobre o universo de cuidados com os bebês, continue navegando pelo nosso blog!
Leia também:
Cuidados com o bebê: conheça os principais itens para a higiene dos pequenos