Covabra responde: 5 formas de ajudar uma ONG de animais
Desde 2020, quando se iniciou a pandemia da COVID-19, houve um crescimento exponencial no número de abandonos de animais de estimação pelo Brasil. Algumas pessoas precisaram colocar os seus bichinhos em abrigos por conta de tragédias na família, mas outras adotaram pets na impulsividade e não souberam lidar com aquela vida. Por consequência disso, houve também, um aumento significativo no número de ONG de animais em todo país.
De acordo com uma matéria divulgada pela Folha UOL, o número de animais resgatados pelas ONGs aumentou em 70% em 2020 no Brasil. Assim, aumentando a lotação nas instituições de caridade e casas de abrigo temporário.
Essas instituições, como a própria sigla demonstra, são organizações não governamentais e, muitas vezes, funcionam por arrecadações e doações de dinheiro. Por isso, elas precisam de nossa ajuda para se manter em pé, ajudando esses bichinhos. Elas não só oferecem abrigo para os pets, como também cuidados médicos, castração, vacinação e também lazer.
Afinal, eles precisam se distrair mais do que qualquer outro pet, já que provavelmente passaram por alguma experiência ruim, e também sentem falta dos seus lares.
Apesar de ser importante doar dinheiro para ajudar essas instituições, pois eles precisam, também existem outras formas de garantir o bem-estar desses bichinhos até que eles encontrem um lar. Se você deseja abraçar uma causa nobre como essa, aqui vão 5 formas de ajudar uma ONG de animais!
1. Doe ração e acessórios
A primeira forma de ajudar uma ONG de animais é através da doação de ração e acessórios para pet. Se você tem um animalzinho em casa, sabe que ração, petiscos e sachês é o que não pode faltar para que eles tenham uma alimentação saudável e balanceada.
Agora, imagine ter que fazer isso por mais de 10 pets? Quantos quilos de ração não são necessários para alimentar esse batalhão? Isso quando a instituição só atende um tipo de animal, como gatos ou cachorros. Quando há outros tipos, é preciso ter diferentes tipos de ração para todos os pets. E tudo isso custa caro.
Além disso, eles também precisam dos potinhos para comer, coleiras e produtos de higiene. Os gatos precisam de areia, ou o granulado, para fazer suas necessidades. Então, uma forma de contribuir, é doando esses acessórios.
Uma coisa legal é que você não precisa comprar tudo novinho: se já tem pet em casa, pode ser que tenha esses acessórios sobrando, ou até esteja pensando em trocar os potes dos seu amiguinho por novos. Em vez de jogá-los fora, pode doar!
2. Ofereça cuidados veterinários
Uma forma de ajudar as ONGs de animais é através da ajuda com medicamentos e consultas veterinárias. Afinal, com muitos bichinhos para cuidar, fica complicado, financeiramente, para a instituição dar conta sozinha.
Então, você pode se oferecer para castrar um bichinho, pagar por medicamentos dos que precisam de cuidados específicos, buscar por um veterinário que ofereça benefícios para animais de rua etc.
Se você encontrar um gato ou cachorro abandonado, pode levar para um veterinário, castrar e ficar com ele pelo período do pós-operatório. Em muitas cidades, a castração costuma ser gratuita, mas existe uma lista de espera. Por isso, você pode se oferecer como um lar temporário ou ajudar a buscar um abrigo.
3. Ajude através das mídias sociais
Além de ajudar fisicamente, você também pode trazer a sua luta para o mundo digital! As ONGs de animais, hoje em dia, possuem perfis nas redes digitais e através de suas páginas oficiais, promovem eventos e postam sobre os animais para adoção.
Então, se você quer ajudar a promover a ONG, pode ajudar divulgando as postagens nas suas mídias sociais. Se você entende de gerenciamento de mídias, pode ajudar também com a comunicação da instituição, como voluntário.
Ajudar a divulgar os eventos da ONG também é uma forma de promover a adoção dos pets e fazer com que as pessoas conheçam a organização.
4. Doe seu tempo!
Como já mencionamos, você pode ajudar as ONGs de animais ajudando como uma pessoa voluntária. Mas não é só com as mídias que você pode auxiliar as instituições.
As organizações precisam de pessoas para cuidar dos animais, advogados, contadores, veterinários e auxiliares de veterinária. Precisam até de pessoas da área de tecnologia para desenvolver um site para elas.
Não importa sua área de atuação: você pode usar as suas experiências profissionais para ajudar os animaizinhos a encontrarem um lar ou, pelo menos, deixar sua vida no abrigo mais gostosa!
Você também pode doar o seu espaço sendo um lar temporário! No começo do post, apresentamos alguns números sobre animais abandonados. Por conta disso, as ONGs estão lotadas e acabam sempre dando prioridade para os casos mais graves, os quais os animais estão correndo risco de vida.
Então, até o pet ser adotado, você pode recebê-lo na sua casa, dando amor e carinho, ajudando a ONG com a questão de espaço. Caso não tenha espaço, pode ajudar na busca por um outro lar.
5. Socorra um animal ferido
Por fim, quando você ver um animal ferido ou que sofre maus tratos, pode ser que a primeira coisa que passe pela sua cabeça seja ligar para uma ONG protetora de animais. No entanto, você já sabe que eles estão lotados e eles recebem muitas ligações dessas por dia. Como eles podem acolher a todos?
Não é possível, certo? Portanto, se você ver um animal machucado, leve a uma clínica veterinária e ajude o bichinho. Muitos desses lugares podem servir de abrigo até o animal se recuperar. Além disso, se o pet for de alguém, com toda certeza, a pessoa buscará nas clínicas veterinárias mais próximas.
Em caso de maus tratos, é preciso ter provas do crime e entrar em contato com a polícia para que as pessoas sejam responsabilizadas. Afinal, desde 2020, a Lei 14.064/2020 garante a punição das pessoas que agridem e matam animais.
Enfim, essas são apenas algumas formas de ajudar uma ONG de animais. Se você tem outras dicas para dar, deixe nos comentários, compartilhe o que mais podemos fazer para deixar a vida desses animaizinhos ainda mais confortável e cheia de alegria!
Não se esqueça de que aqui no site do Covabra Supermercados, você encontra todos os produtos necessários para alimentação e bem-estar dos pets! Até mais!
Leia também:
Ajudar os animais sempre, faz com que tenha mais respeito e reciprocidade pela instituição, como está acontecendo com vcs.❤️