Cuidados com o bebê: conheça os principais itens para a higiene dos pequenos
A chegada de um bebê é sempre motivo de MUITA alegria para toda a família, contudo, também traz novos desafios e muita responsabilidade. Com um novo membro da família que precisa de suporte vinte e quatro horas por dia e depende dos pais e tutores para as necessidades mais básicas, é muito normal que os responsáveis sintam um pouco ansiosos e tenham uma série de dúvidas.
Não se sintam culpados por não saber o que fazer o tempo todo. Ser pai e mãe, ou responsável por um bebê, é um trabalho em tempo integral e que não vem com manual de instruções. Ainda que os livros e dicas de especialistas e pessoas mais experientes sejam muito bem-vindas nesse momento, é preciso lembrar que tanto você quanto o seu bebê têm diferentes necessidades e, claro, seu próprio tempo de descobertas.
No entanto, dentre os cuidados com o bebê mais básicos e indispensáveis, a higiene dos pequenos ganha destaque e importância. Mas não se preocupe, não tem muito segredo! Basta selecionar adequadamente todos os produtos, ouvir atentamente as recomendações dos profissionais responsáveis pelo acompanhamento da criança (obstetras, pediatras e enfermeiros) e ter uma rotina de cuidados com a higiene.
Para isso, trouxemos neste conteúdo algumas orientações sobre como escolher os produtos de higiene das crianças, quando e como usá-los e algumas dicas práticas para tornar esse momento ainda mais divertido e, claro, um momento para reforçar a ligação entre papais e tutores com o bebê? Quer saber mais? Então confira logo abaixo!
Guia completo para a higiene do seu bebê: dicas práticas para os cuidados com o bebê com uma rotina mais simples e segura
Especialmente nos períodos do ano em que estamos mais suscetíveis a doenças, como no início do outono e inverno, reforçamos ainda mais os cuidados com a boa higiene. No entanto, esses hábitos devem virar rotina. Afinal, além de garantir nosso bem-estar, os cuidados básicos diários também nos protegem contra as doenças contagiosas, fortalecem nosso sistema imunológico e reduzem as chances de alergias e irritações na pele.
No caso dos bebês, que ainda estão desenvolvendo suas defesas naturais e são naturalmente mais frágeis que os adultos (principalmente quando o protocolo vacinal está incompleto), os cuidados devem ser redobrados. Os papais e tutores também devem se lembrar que as crianças precisam ser limpas mais vezes durante o dia e que é preciso permanecer bem atentos às mãos e até aos pés. Isso porque as crianças, nessa idade, costumam levar os objetos e os próprios dedinhos à boca, mesmo quando estão sujos e contaminados.
Além disso, não se esqueça de que não apenas os bebês, mas suas roupinhas, cobertores, brinquedos e o próprio ambiente devem estar sempre limpos e desinfetados. Aqui, dê prioridade aos produtos neutros e hipoalergênicos.
Vamos às dicas?
É hora do banho!
A hora do banho é a preferida dos bebês, e não apenas pela diversão! O banho também deve ser um momento relaxante e que estreite os laços entre o pequeno e seu tutor. Independentemente do clima, é importante que o bebê tenha acesso à água morna e esteja em um local protegido do vento e das mudanças bruscas de temperatura.
Também é muito importante que o responsável tenha todos os itens próximos e ao alcance fácil das mãos. Nessa fase, as crianças precisam do suporte de uma pequena banheira. Invista sempre em banheiras próprias para os bebês e que estejam adequadas ao tamanho dos pequenos. Isso porque as banheiras para bebê têm o formato ideal para acomodá-los confortavelmente, evitar o desperdício de água e tornar o banho muito mais seguro, evitando que a criança escorregue ou se machuque.
Deixe a banheira preparada com a água morna antes de tirar as roupinhas do bebê, e mantenha ao seu lado toalhas limpas e secas. Procure sempre deixar mais de uma toalha por perto, assim, caso seja necessário usar a toalha antes da hora, você terá outra opção para secar o bebê após o banho.
Para a higiene, utilize sempre sabonete de bebê neutro e hipoalergênico, assim como xampu de bebê neutro suave e com fórmula que não arde os olhos. Para facilitar a limpeza, utilize esponja de espuma macia e tome muito cuidado com os olhos, boca, nariz e ouvidos dos pequenos.
Na saída no banho, aproveite para já vestir o bebê com fralda e roupas limpas.
Dica extra:
Você pode dar banho no bebê antes do sono, uma vez que o banho quente e relaxante ajuda o bebê a dormir melhor.
A higiene oral do bebê começa antes dos primeiros dentes
Todos nós sabemos o quão importante é uma boa higiene oral. Escovar os dentes todos os dias, usar fio dental e enxaguante bucal já são atividades que fazem parte da nossa rotina. Entretanto, ao contrário do que a maioria acredita, a higiene oral não está ligada diretamente aos dentes, mas também à saúde da nossa gengiva, língua, bochechas e garganta.
Por isso, mesmo antes de os primeiros dentes de leite nascerem, é preciso que os pais ou tutores mantenham a higiene oral dos bebês em dia, limpando as gengivas após as mamadas e levando-os em consultas regulares com o dentista para acompanhar o desenvolvimento dos dentinhos.
Para a limpeza da gengiva, você pode utilizar uma gaze umedecida em água morna ou uma dedeira para gengiva de bebê. Realize a limpeza com movimentos leves, como uma massagem. Além de remover os resíduos de leite, esse método de limpeza também promove a circulação do sangue.
Mantenha as unhas do bebê curtinhas
As unhas dos bebês crescem tão rápido quanto as nossas, e podem ser tão afiadas quanto também. Por isso, é preciso manter as unhas curtinhas e sempre bem lisas, para evitar que os bebês arranhem a si mesmos ou machuquem os olhinhos e boca. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que as unhas compridas acumulam sujeira, o que aumenta os riscos de doenças, já que os bebês costumam levar as mãos à boca com muita frequência.
Para cortar as unhas do bebê, utilize um cortador de unhas infantil e próprio para isso. Além de muito mais fáceis de manusear, também oferecem menos riscos de acidentes.
Nunca use cotonetes para a limpeza das orelhas do bebê
Os cotonetes nas orelhas não funcionam nem para os adultos, imagine para as crianças. As chances de acidentes ou lesões graves são muito altas e, por isso, os cotonetes para a limpeza das orelhas estão proibidos. Portanto, a melhor solução para a limpeza das orelhas dos bebês é o uso de toalhas umedecidas, gaze, algodão ou lenços umedecidos.
Ah, e não se esqueça que você deve limpar apenas a parte externa das orelhas!
É hora de trocar as fraldas!
E a parte que pode parecer mais assustadora para os papais e tutores de primeira viagem: a frequência da troca de fraldas. É claro que isso vai depender de cada criança, da dieta e do tipo de alimentação. Entretanto, assim como o banho, não há muito segredo e o que pode até parecer difícil no começo, logo será rápido e simples.
Depois das primeiras trocas de fralda, papais e tutores terão mais prática e até o bebê ficará acostumado com as etapas da troca, permanecendo mais calmo e facilitando o trabalho.
Para isso você precisa de fraldas limpas (os responsáveis pela criança podem escolher o melhor tipo de fralda para os bebês, no entanto, as fraldas descartáveis são muito práticas e higiênicas)! Para a limpeza do bebê, utilize sempre lenços umedecidos (nunca papel higiênico ou algum tipo de tecido que possa lesionar a pele do bebê) ou algodão em água morna.
Depois de limpo, você pode utilizar uma toalha macia para secar a região ou aguardar alguns instantes. Evite vestir a fralda limpa antes de garantir que o bebê esteja sequinho. O próximo passo é a aplicação da pomada ou creme de assaduras, com o objetivo de garantir que a pele esteja protegida.
Não se esqueça de lavar bem as mãos antes da troca de fraldas do bebê, evitando assim contaminações!
Você está fazendo um ótimo trabalho nos cuidados com o bebê!
Gerar e cuidar de um pequeno ser humano nem sempre é uma tarefa tão simples e pode gerar muitas dúvidas: inclusive sobre a sua capacidade como pai, mãe ou tutor. Mas não se esqueça que a pessoa mais capacitada para cuidar do seu filho é você e que, independentemente dos desafios, você está fazendo um ótimo trabalho.
Gostou do nosso conteúdo sobre os principais cuidados com o bebê? Leia também: Tipos de mãe: qual é a sua?