cuidados com o cabelo

Cuidados com o cabelo: saiba como manter as madeixas sempre macias e hidratadas

24 de abril

Quem nunca dedicou um bom tempo do dia pesquisando sobre os melhores produtos para os cuidados com o cabelo, receitas caseiras de hidratação e cronograma capilar? Hoje em dia é possível encontrar aplicativos para smartphone que ajudam a criar um “cronograma de cuidados com o cabelo” com base em testes e questionários, diversos canais e páginas com essa temática específica e, claro, muitos e muitos influenciadores que prometem o segredo do cabelo perfeito com um produto aqui e outro ali. 

Mas a questão é que (e isso nem todo mundo te conta) a beleza do seu cabelo está diretamente ligada à saúde dos fios que, por sua vez, depende do quadro clínico geral de cada um. Além dos desequilíbrios que prejudicam a saúde das madeixas, como excesso de ansiedade e estresse, a qualidade do sono, os hormônios, as vitaminas (no caso, a falta delas) e até os níveis de hidratação interferem na aparência do cabelo. 

Por isso, se sua saúde não está em dia, esqueça os produtos milagrosos! O primeiro passo é agendar uma consulta médica e, depois de realizar todos os exames básicos e suplementações necessárias, só então iniciar o seu cronograma capilar ou adotar novos hábitos para os cuidados com o cabelo. 

Entretanto, se você mantém uma vida saudável ou tem certeza de que está tudo bem com a sua saúde, então os seus hábitos de limpeza e trato do cabelo podem ser um problema. Será que você tem feito tudo certinho ou está estragando seus fios sem nem ter ideia disso? Bom, para te ajudar nesta etapa, preparamos este conteúdo com as principais dicas de como cuidar dos cabelos e recomendações de produtos perfeitos para cada tipo! 

Quer saber mais detalhes e arrasar com as madeixas livres, leves e soltas por aí? Confira!

Dicas incríveis de cuidados com o cabelo: limpeza, hidratação, escovação e boas práticas do dia a dia

A rotina de quem tem cabelo longo, curtinho, oleoso, ressecado, ultra liso ou enrolado é sempre uma sequência de questionamentos. Pode lavar todos os dias? Devo ou não secar com o secador? Chapinha quebra os fios? Prender o cabelo deixa as madeixas marcadas? Qual é o melhor shampoo ou condicionador para o meu caso? 

A primeira coisa que você precisa entender é que não há uma única resposta para estas perguntas e que tudo vai depender do seu tipo de cabelo e das características específicas dos fios. Ou seja, é possível sim pular um dia ou dois na lavagem dos cabelos, mas talvez essa não seja uma boa ideia para quem tem o cabelo muito oleoso. 

Da mesma forma, cabelos finos e grossos, cacheados e lisos, compridos ou curtos demandam diferentes nutrientes e, portanto, também diferentes fórmulas de shampoo e condicionador. Por isso, é muito importante saber escolher os produtos utilizados e saber também testar diferentes marcas e ingredientes. 

No entanto, algumas dicas são mais generalizadas e ajudam bastante nesse processo de familiarização com as suas madeixas e aprendizado. Vamos às dicas? 

Identifique as características do seu cabelo

cuidados com o cabelo

Este é o ponto mais importante! Conheça seu cabelo, saiba reconhecer quando ele precisa de mais atenção, coisas que você pode ou não fazer e entenda sobre a classificação dos fios. E se você não sabia que existe sim uma classificação para os tipos de cabelo, explicaremos agora. 

O cabeleireiro americano Andre Walker, responsável pelo cabelo de ninguém menos do que Oprah Winfrey, criou um método de classificação que pode te ajudar muito ao escolher os produtos para o tratamento. Basicamente os tipos de cabelo podem ser divididos em quatro categorias: 

  • Tipo 1: cabelos lisos

  • 1A: liso fino; 
  • 1B: liso médio; 
  • 1C: liso grosso. 
  • Tipo 2: cabelos ondulados

  • 2A: ondas suaves; 
  • 2B: ondas médias; 
  • 2C: ondas definidas. 
  • Tipo 3: cabelos cacheados

  • 3A: cachos largos; 
  • 3B: cachos médios; 
  • 3C: cachos definidos. 
  • Tipo 4: cabelos crespos

  • 4A: crespos suaves; 
  • 4B: crespos médios; 
  • 4C: crespos definidos. 

E como saber se seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo? Bom, é só observar alguns atributos: 

  • Textura: quanto mais enrolados, mais grossa será a textura; 
  • Tamanho dos cachos: ainda que os cabelos lisos não formem cachos, para identificar os demais tipos de cabelo basta observar o formato e tamanho das ondulações, quanto menores e mais fechadas, mais cacheado é o cabelo; 
  • Testes de cabelo: já esticou o cabelo para ver o que acontece quando ele volta ao estado normal? Já colocou um fio em um copo de água para observar a densidade? Esses testes te ajudam a entender melhor sobre a estrutura dos fios e como classificá-los. Não é bem uma regra, mas cabelo liso costuma apresentar fios mais leves e que não enrolam depois de esticados, o que pode ser a situação contrária quanto mais enrolados forem os fios. 

Mantenha o corte em dia

Sabemos que o corte de cabelo escolhido comunica muito sobre a nossa personalidade, entretanto, mesmo para quem ama as madeixas mais longas, manter o corte em dia é essencial para a saúde e beleza dos fios. Isso não significa que você não deve deixar o cabelo crescer ou que precisa cortar alguns centímetros religiosamente todos os meses, mas é bom remover aquelas pontas duplas, quebradiças e ressecadas. 

Ao contrário do que muitos imaginam, aquela história de que cortar faz com que os fios cresçam mais rápido é mito! O crescimento do cabelo está diretamente ligado à nossa saúde, seja em relação aos nutrientes ou produção de hormônios, e até aos tipos de produtos utilizados para a higienização e tratamento. 

Porém, manter as pontas sempre saudáveis e hidratadas ajuda a manter a boa elasticidade dos fios, reduzindo a quebra do cabelo. Além disso, o corte em dia mantém o volume do cabelo sob controle, confere mais movimento e, claro, dá aquela aparência saudável e de cabelo muito bem cuidado. 

Se você não quer perder o comprimento, mas ainda assim precisa remover a parte danificada, tire apenas as pontas e, se necessário, reduza o intervalo entre um corte e outro. É esperado que um cabelo saudável cresça entre 1 a 1,5 cm por mês, mas shampoos e hidratantes com bomba de nutrientes podem ajudar nesse processo.

Faça um cronograma capilar

cuidados com o cabelo

O cronograma capilar é uma prática muito simples de recuperação e manutenção da saúde e aparência dos fios. Super acessível, já que algumas etapas podem ser feitas com ingredientes que você tem em casa, o cronograma consiste em uma sequência de tratamentos para o cabelo de acordo com o seu estado atual, com foco na hidratação, nutrição ou reconstrução dos fios. 

Antes de iniciar o cronograma capilar, você precisa voltar ao item um deste conteúdo e identificar qual é o seu tipo de cabelo e as necessidades básicas das suas madeixas. Afinal, aqueles cronogramas prontos que você encontra na internet, além de não apresentarem bons resultados, ainda podem comprometer a qualidade do seu cabelo. 

Isso porque cada etapa deve ser realizada no tempo certo e sem excessos. E como saber? No começo você pode contar com o apoio de aplicativos e portais especializados em cuidados capilares, a partir de testes que podem ser feitos em casa e pela própria pessoa. Mas depois de algum tempo, você aprenderá a reconhecer quando o seu cabelo precisa de atenção. 

As etapas do cronograma capilar consistem em: 

Hidratação

Como o próprio nome já diz, esse é o momento de hidratar o seu cabelo e devolver toda a umidade perdida com o tempo, uso de produtos químicos ou tão frequentes chapinhas e escovas. Recomenda-se que a hidratação seja feita uma vez por semana, e você pode fazer isso durante o banho com apenas alguns minutos a mais. 

Para a hidratação, utilize creme de tratamento para cabelo, que funciona como a base para a mistura, e se quiser, pode acrescentar outros ingredientes que tiver em casa, como babosa (sim, a planta que pode ser cultivada no quintal) e até soro fisiológico. 

Se o tempo estiver curto, invista em cremes para hidratação que já tenham todos esses ingredientes! 

Nutrição

Se seus fios estiverem ressecados, sem brilho e quebradiços, talvez seja hora de fazer a nutrição. Para isso, você precisa repor todos os óleos naturais do seu cabelo, assim como outras vitaminas que fortalecem da raiz até as pontas e devolvem a aparência de cabelo saudável. 

Diferentemente da hidratação, a nutrição é menos frequente e pode ser feita a cada duas semanas ou quando você sentir que seu cabelo está perdendo o movimento, brilho e maciez. Você pode usar óleos avulsos, vendidos na seção de cosméticos, ou investir em cremes e ampolas para cabelo próprios para essa etapa. 

Reconstrução

Apenas para casos extremos e não deve ser feita com muita frequência, nossa recomendação é que seja em média uma vez ao mês. E o motivo disso? A reconstrução atua na reparação do seu cabelo de dentro para fora, repondo principalmente a queratina e os aminoácidos que, se aplicados em excesso, podem deixar seu cabelo rígido e sem movimento. 

A reconstrução é recomendada para quem passou por processos químicos que alterem a forma original do cabelo, como coloração, alisamento etc., ou ao final das primeiras etapas básicas do cronograma capilar. 

Outros cuidados com o cabelo

cuidados com o cabelo

Além das dicas acima, que já darão um up na saúde e aparência do seu cabelo, há outros pontos que devem ser observados: 

  • Não lave o cabelo excessivamente, mas não deixe um intervalo maior do que dois dias entre uma lavagem e outra; 
  • O shampoo é utilizado para a limpeza do couro cabelo e não deve ser aplicado em todo o comprimento do cabelo desnecessariamente; 
  • O condicionador não deve ser aplicado sobre o couro cabeludo (adeus, oleosidade!), mas apenas no comprimento, da ponta da orelha para baixo; 
  • Sempre use protetor térmico antes da escovação ou do alisamento com chapinha; 
  • Nunca durma com o cabelo molhado ou prenda os fios enquanto ainda estiverem úmidos; 
  • Trate seu cabelo com produtos próprios para o tipo específico de fios; 
  • Ao pentear o cabelo, evite movimentos bruscos e nem force para desembaraçar as madeixas, isso só fará com que os fios se partam e quebrem com mais facilidade; 
  • Ao visitar a praia e a piscina, não se esqueça de proteger os fios do sol. 

  

Gostou das nossas dicas sobre cuidados com o cabelo? Então que tal visitar nossa categoria de produtos para Cuidados com o Cabelo? Acesse nossa loja online e confira! 

  

Leia também: Skin care diária: aprenda a rotina de cuidados com a pele 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *