Segunda-feira vegana: saiba como diversificar sua alimentação

13 de março

Se você está por dentro das tendências gastronômicas, ou passa um bom tempo nas mídias sociais, já deve ter ouvido o termo “segunda-feira vegana“. Isso porque, com a popularização da filosofia vegana e a adaptação das dietas ao novo estilo de vida mais sustentável, muitos produtores de conteúdo têm focado em propostas de refeições completas, nutritivas e, uma parte muito importante, econômicas. Afinal, há um mito acerca dos alimentos veganos que dissemina a falsa informação de que manter um cardápio livre de alimentos de origem animal é tanto caro quanto complicado.

Mas aqui estamos nós para desmistificar o veganismo e dizer que é possível, sim, manter uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes que você precisa, economizar na compra do supermercado e ainda reduzir o seu consumo de carne semanal. Quer saber mais sobre a proposta da segunda-feira vegana e dicas práticas de como preparar refeições deliciosas em poucos passos e com aqueles ingredientes que você já tem em casa?

Então confira nosso conteúdo e, claro, compartilhe com todo mundo que você tem certeza que vai aderir também a esse movimento! Vamos às dicas?

Entre na onda da Segunda-feira Vegana: descubra novos sabores e contribua para um mundo mais sustentável com nossas dicas de receitas deliciosas e práticas!

Com o ponta pé inicial lá em 2003 (há 20 anos já!), nos Estados Unidos, o movimento Segunda-feira Vegana, também conhecida como “Segunda Sem Carne” (Meatless Monday), busca conscientizar a população sobre os impactos causados ao meio ambiente pelo consumo excessivo de carne e os benefícios da inserção de receitas à base de vegetais na alimentação diária.

Essa ideia veio de Sid Lerner, um publicitário que, em parceria com a Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, entende que toda mudança de hábito começa aos poucos. Afinal, é muito mais fácil se abster de carne apenas um dia na semana e, com o costume, substituir gradativamente os produtos de origem animal pelos vegetais, do que tirar tudo de uma vez e desistir em um curto período de tempo.

Isso porque a iniciativa funciona como um método de educação sobre o consumo consciente e tem se espalhado por diferentes culturas, cenários e estilos de vida. Com abrangência global, a proposta da Segunda Sem Carne já recebeu diversos prêmios, um deles da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, por ser uma das iniciativas mais inovadoras e bem-sucedidas do mundo na área de meio ambiente e sustentabilidade.

Reconhecida também pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Segunda-feira Vegana tem o total apoio de diversas organizações e empresas relacionadas à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade. Entre elas, ganham destaque o Greenpeace, a WWF e o Instituto Humane Society. E o mais interessante é que governos e outras instituições, ao redor de todo o mundo, têm adotado também a proposta da Segunda Sem Carne ao oferecer, nesse dia da semana, refeições completas à base de vegetais.

O que são considerados produtos veganos?

segunda-feira vegana

É considerado vegano qualquer produto que, em todo o seu processo de produção, não apresente qualquer item de origem animal ou que tenha sido utilizada força de trabalho animal. E ainda que esse termo seja comumente atribuído aos alimentos, os demais itens consumidos e adotados em nossa rotina podem ser classificados dessa forma, como cosméticos e roupas.

Por exemplo, carnes, leite e derivados, mel e ovos são alimentos de origem animal, portanto não podem ser consumidos por quem adota a dieta vegana. Já no caso dos cosméticos, roupas, sapatos e acessórios, dispensa-se todos os itens que contêm peles ou outras partes de animais e os quais dependem de testes realizados em animais de qualquer espécie.

Até os produtos de limpeza podem ser classificados como produtos veganos, caso não tenham sido testados em animais ou não tenham em sua composição cera e lanolina.

Mas como, afinal, preparar uma refeição completamente vegana, sem qualquer produto de origem animal? Pode parecer um enorme desafio num primeiro momento, mas é mais fácil do que você imagina e nós podemos provar!

Receitas veganas para cada momento do dia

Quem afirma que comida vegana é qualquer coisa menos do que deliciosa, precisa tentar de novo! E é claro que somos suspeitos de falar, afinal, somos os maiores fãs dos produtos disponíveis em nosso supermercado online, mas há uma infinidade de receitas para todos os gostos e, claro, itens que se aproximam muito dos sabores da carne, dos ovos e do leite de verdade.

Aqui vale você usar os produtos recomendados, caprichar nas receitas disponíveis na internet e aproveitar da sua criatividade para novas combinações. Quer apostar que você vai amar nossas opções?

Café da manhã vegano

segunda-feira vegana

Panquecas de banana com aveia

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos finos;
  • 1 banana madura;
  • 1/2 xícara de leite vegetal (como leite de amêndoas, leite de coco ou leite de soja);
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • Óleo de coco ou óleo vegetal para untar a frigideira.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, amasse a banana com um garfo até que fique bem macia.
  1. Adicione a aveia, o leite vegetal, o açúcar mascavo, o fermento em pó e a canela em pó na tigela com a banana amassada. Misture bem até obter uma massa homogênea.
  1. Aqueça uma frigideira em fogo médio e unte com um pouco de óleo de coco ou óleo vegetal.
  1. Usando uma colher, despeje a massa na frigideira para formar as panquecas. Deixe cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado, até que fiquem douradas.
  1. Sirva as panquecas quentes com frutas frescas, melado de cana, geleia de frutas, ou outro acompanhamento de sua preferência.

Lanche vegano

  • Barras de cereal veganas (sem mel e laticínios);
  • Iogurte vegano;
  • Mix de castanhas;
  • Biscoitos veganos;
  • Frutas.

Almoço vegano

Strogonoff de grão de bico e cogumelos

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão de bico já cozido;
  • 2 xícaras de cogumelos fatiados;
  • 1 cebola picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1/2 xícara de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 1 colher de sopa de ketchup;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Salsinha picada.

Modo de preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue de 3 a 4 minutos, até ficar macia e translúcida.
  1. Adicione os cogumelos fatiados e refogue por mais 5 a 7 minutos até que estejam macios e dourados.
  1. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 a 2 minutos.
  1. Inclua o grão de bico cozido e misture bem.
  1. Em uma tigela pequena, misture o leite de coco, a mostarda e o ketchup. Adicione a mistura ao conteúdo da frigideira e misture bem.
  1. Deixe o stroganoff cozinhar por mais 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando, até que o molho engrosse e fique cremoso.
  1. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
  1. Então, sirva o stroganoff quente, salpicado com a salsinha. Ah, e acrescentar arroz integral em uma tigela separada é uma boa ideia!

Jantar vegano

 Sopa de legumes

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 cenouras descascadas e picadas;
  • 3 batatas descascadas e picadas;
  • 2 talos de aipo picados;
  • 1 chuchu descascado e picado;
  • 1 abobrinha picada;
  • 4 tomates médios sem casca e picados;
  • 1,5 litros de ou água;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  1. Adicione a cenoura, a batata, a abobrinha e o chuchu. Mexa bem!
  1. Acrescente também o tomate e tempere com sal e pimenta.
  1. Despeje a água na panela com os legumes e deixe ferver por alguns minutos.
  1. Reduza o fogo e deixe a sopa cozinhar até que os legumes estejam macios.
  1. Se preferir, use um liquidificador ou mixer de imersão para bater a sopa até ficar homogênea.

Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – RAMA

Já ouviu falar sobre o programa RAMA? Já procurou saber se o hortifruti onde você costuma comprar frutas, legumes e verduras faz parte do grupo de parceiros? Conhecido como programa de rastreabilidade e monitoramento de alimentos, essa iniciativa tem como principal objetivo identificar e acompanhar os alimentos ao longo da cadeia produtiva, desde a produção (plantio, colheita e distribuição) até chegar ao consumidor final, na prateleira do supermercado.

E a principal vantagem é a garantia da segurança alimentar da população. Afinal, a identificação da origem dos alimentos, em caso de suspeitas de risco à saúde, facilita no controle da distribuição daquele mesmo lote. Além disso, esse controle permite a implementação de medidas mais sustentáveis em todas as etapas. Aqui no Brasil, o RAMA é regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nós, dos supermercados Covabra, podemos afirmar que todos os nossos fornecedores são participantes do RAMA e que, além da qualidade perceptível de nossos alimentos, há também a garantia da segurança no consumo. Ademais, todo o processo de seleção, embalagem e transporte é realizado por profissionais especializados e treinados para assegurar que suas frutas e verduras cheguem em sua casa como se estivessem ainda nas prateleiras da seção de hortifruti.

Acesse nossa loja online e confira nossa categoria de hortifruti

Agora que você já conhece todas as vantagens e os benefícios da Segunda-feira Vegana, topa o desafio? Ah, e não se preocupe, temos uma categoria completa de hortifruti em nossa loja online, com entrega rápida e segura. Tudo o que você precisa está apenas à distância de um clique! Acesse nosso site e confira!

  

Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Frutas, legumes e verduras: você sabe como comprar no hortifruti online?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *