Outubro Rosa: como a alimentação ajuda na prevenção do câncer de mama
Ainda que o câncer de mama seja um dos que mais afetam as mulheres brasileiras, os movimentos de conscientização, como o Outubro Rosa, fazem com que as mulheres hoje em dia estejam mais atentas a esse problema.
De fato, não dá para saber com 100% de certeza se vamos desenvolver a doença, já que cada pessoa cresce em um ambiente diferente, com hábitos diferentes e com disposições genéticas diferentes.
Porém, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver alguns tipos de câncer. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o post e prepare-se para mudar de vida!
Como o estilo de vida influencia na prevenção do câncer de mama?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos casos de câncer podem ser atribuídos a um estilo de vida não saudável. Pessoas que levam uma vida sedentária, consomem álcool sem moderação, fumam, e possuem uma dieta com poucos legumes, frutas e verduras, são mais propensos a desenvolver algum tipo da doença.
O Instituto Americano de Pesquisas sobre Câncer (AICR), fez uma lista com alguns fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de mama. Entre eles:
Beber álcool:
O álcool influencia nos níveis de estrogênio e outros hormônios que aumentam as chances de desenvolver o câncer de mama. Além disso, o álcool é um famoso cancerígeno, pois causa danos nas células do nosso corpo.
Obesidade:
Gordura corporal em excesso pode causar inflamação nas células do nosso corpo também. O sobrepeso também está relacionado a desregulação de hormônios que podem aumentar as chances de câncer.
Vida sedentária:
As pessoas que fazem atividades físicas regularmente, têm menos chances de desenvolver o câncer de mama pré-menopausa. Sem contar que atividade física promove o controle do peso e hormônios.
Dieta saudável:
Uma dieta rica em vitaminas e minerais é fundamental para o controle do peso e evitar a inflamação das células. Por isso, é fundamental incluir alimentos como frutas, legumes, sementes, verduras e cereais, para manter o organismo funcionando plenamente.
5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama
Brócolis
Os brócolis é um vegetal que têm um grande poder anticancerígeno. Isso porque ele possui o sulforafano que é um composto antioxidante poderoso. Diversos estudos realizados com essa substância apontam uma redução significativa nas células cancerígenas em pessoas com câncer de mama.
Quem consome o brócolis pelo menos duas vezes por semana, também pode contar com diversos outros benefícios como:
- Melhora no sistema digestivo por conta da concentração alta de fibras;
- Mais resistência dos ossos, já que ele é rico em cálcio;
- Maior imunidade pois contém vitamina C;
- Menos chances de desenvolver problemas na visão, por conta da luteína.
Cenoura
Assim como o brócolis, as cenouras possuem um grande poder antioxidante, pois são ricas em vitamina C e outros carotenóides. Essas substâncias oferecem a cor alaranjada da cenoura e estão presentes em outras frutas e legumes.
É interessante usar as cenouras como snacks, cortando em palitinhos e consumindo cru mesmo. Mas, ela também pode ser refogada e consumida junto com o arroz integral e outras receitas.
Durante os dias mais frios, a sopa cai muito bem, não é mesmo? Uma receita rápida, fácil e cheia de benefícios para o seu corpo é a sopa de cenoura com gengibre. Basta usar o liquidificador ou blender para triturar bem os ingredientes; então refogue cebola e alho e tempere a gosto. Finalize com uma pitada de açafrão.
Tanto o gengibre quanto o açafrão também são ótimos anti-inflamatórios e estão na lista de alimentos que são medicamentos naturais.
Frutas silvestres
As frutas silvestres, também conhecidas como frutas vermelhas, possuem propriedades antioxidantes e são ricas em vitaminas que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.
Estudos realizados, tanto em animais quanto em seres humanos, mostram que ocorre uma diminuição grande em células cancerígenas em pessoas que consomem as frutas pelo menos duas vezes por semana.
Para quem gosta, pode incluir essas frutas em shakes e sucos naturais com a fruta. Consumir a fruta in natura com outros alimentos para potencializar os efeitos para o corpo também é interessante.
Por exemplo: bata morangos e mirtilos, no liquidificador com duas colheres de sopa de farelo de aveia e proteína isolada da sua preferência. Esse é um café da manhã saudável e nutritivo!
Castanhas
Existem diversas pesquisas sendo realizadas em relação ao consumo de castanhas e a diminuição de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
Uma pesquisa feita analisando a dieta de mais de 19 mil pessoas de uma área do Mediterrâneo, apontou uma redução nas chances desse desenvolvimento de câncer.
Por isso, é interessante buscar uma nutricionista para saber como incluir as castanhas na sua dieta, pois ainda que elas sejam bem saudáveis, elas são bem calóricas ou possuem níveis de selênio que podem causar alguns problemas de saúde.
A castanha-do-Pará mesmo é uma das que não podem ser consumidas em grandes quantidades; uma ou duas diariamente já são o suficiente para atingir o nível de selênio diário recomendados pelos médicos.
Peixes
Por fim, os peixes estão na nossa lista de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama porque eles possuem nutrientes como Ômega 3 e vitamina D que são fundamentais para o nosso organismo.
Trocar as carnes vermelhas por um filé de peixe, como o salmão, pelo menos uma vez por semana, diminui as suas chances de desenvolver alguns tipos de câncer.
Mas, aposte sempre em peixes de água salgada e frias como o salmão, a cavala, atum e sardinha. Eles são riquíssimos em gorduras boas que ajudam no controle do peso e também no combate as células cancerígenas.
Quer mais dicas de alimentos que são bons para a sua saúde? Então, continue lendo os artigos aqui do blog e não se esqueça de compartilhar as suas ideias nos comentários!
Leia também: Frutas da primavera: conheça as delícias da estação