dia das crianças

Dia das crianças: 12 dicas para celebrar a data

12 de outubro

Você já sabe como vai celebrar o Dia das Crianças com os seus filhos este ano?  

Se você tem crianças em casa não pode deixar essa data em branco! De certo que os pequenos estão esperando brinquedos e presentes para a data, mas existem outras formas de deixar o dia ainda mais especial para eles. 

Por isso, separamos algumas brincadeiras e atividades para não deixar a data passar em branco, ou com os pequenos grudados na tela do celular!  

Bora colocar a mão na massa?  

Dicas de brincadeiras e atividades para celebrar o Dia das Crianças 

dia das crianças

  1. Piquenique

Escolha um parque bem bonito da sua cidade, separe uma toalha (ou um cobertor caso a família seja grande), coloque várias comidinhas gostosas em uma cesta e leve as crianças para um belo piquenique.  

Ainda que seja um pouco mais difícil tirar as crianças da cama logo cedo, esse é um ótimo horário para pegar um pouco de sol e tomar aquela vitamina D tão necessária.  

Além disso, vocês podem tomar um belo café da manhã com muitas frutas da estação, pães, bolos e tortas. Essa é uma forma de começar o dia bem, fazendo algo completamente diferente da rotina.  

Leia mais: Frutas da primavera: conheça as delícias da estação 

  1. Acampamento

Para essa atividade, não precisa realmente sair de casa e alugar um camping para passar o dia, apesar de que é feriado e se tiver um perto da sua casa, por que não?  

Mas, se isso não estiver ao seu alcance, aproveite o espaço que você tem em casa! Se o seu quintal for grande, monte a sua barraca nesse espaço e estimule a criança a usar a imaginação para fingir que estão em um safari. 

Caso você não tenha uma barraca, não é preciso se preocupar! Com algumas  caixas e cobertores é possível criar um espaço divertido para as crianças.  

Lembre-se: isso é um acampamento, então não pode faltar muitas guloseimas, como salgadinhos e doces, para garantir a sobrevivência dos seus pequenos exploradores!  

  1. Teatro de fantoches

Esse é o momento de deixar a imaginação fluir!  

Antes mesmo de começar o teatro de fantoches, incentive as crianças a criar suas próprias histórias e seus próprios personagens. Usando moldes que você encontra na internet, fale para eles montarem a história com os personagens que eles desejam. Assim, eles não ficam presos a uma história já feita. Eles têm espaço para criar o que desejam.  

Com espetos de churrasco (corte a parte com ponta para eles não se machucarem), é possível colocar os desenhos e usar como apoio para os fantoches.  

Usando uma caixa de papelão, corte um quadrado em um dos lados, como se fosse uma tela e crie um palco para que os pequenos possam apresentar o teatro.  

  1. Massinha de modelar caseira

Para fazer a massinha de modelar em casa é super simples, as crianças podem até participar!  

Ainda é possível preparar massinhas coloridas usando suco em pó, como o Tang! Assista ao vídeo e veja como é simples!  

  1. Caça ao tesouro

Essa atividade pode ser feita de duas formas. A primeira é mais simples, porém não menos divertida! Chame os amiguinhos e primos para deixar a brincadeira ainda mais agitada!  

Escolha alguns objetos e esconda-os pela casa. Então, faça uma lista com todos os objetos que você escondeu e peça para eles encontrarem. Mas, não deixe os objetos em lugares óbvios, por exemplo o shampoo junto aos outros produtos de higiene e beleza. Esconda na sala ou na cozinha para que eles levem mais tempo procurando. 

Já a segunda opção é mais elaborada. Esconda uma caixa com várias coisas dentro: brinquedos, guloseimas e tudo que as crianças gostam, e faça um mapa com dicas para eles encontrarem o baú do tesouro. Uma ideia bacana é criar charadas que levem para outras pistas, dessa forma, deixando o jogo mais interessante.  

Essa atividade é para todas as idades! E mesmo que a criança ainda não esteja completamente alfabetizada, você pode usar imagens para guiá-las na busca.  

  1. Boliche

Não é preciso ir até uma pista de boliche para jogar esse jogo! Que tal usar a imaginação e criar uma pista na sua casa?  

Para essa atividade são necessárias algumas garrafas pets de refrigerante de 1L, ou água. Peça para as crianças decorarem as garrafas da forma que elas desejarem, assim, deixando o boliche mais colorido.  

Para fazer a bola, enrole uma quantidade de papel de jornal até que ela ganhe peso o suficiente para derrubar as garrafas.  

  1. Boia ou afunda?

Essa é uma atividade educativa, e funciona mais com as crianças menores. É interessante explicar para as crianças que quando colocamos alguns objetos na água eles podem boiar ou afundar. É claro que isso não precisa virar uma aula de física, mas é uma ótima forma de introduzir o conceito para os pequenos.  

O que você pode fazer é apresentar os objetos, deixá-los pegar nas mãos, trabalhar o sentido, para que eles conheçam o peso e material de cada coisa. Uma opção aqui é usar frutas e legumes para que eles também conheçam o nome de cada um. A partir daí basta apostar com eles se o objeto boia ou afunda no pote de água.  

  1. Bolha de sabão

dia das crianças

Todo mundo já brincou de bolhas de sabão quando criança! Quem nunca recebeu um tubinho daquelas soluções prontas em um saquinho surpresa de aniversário ou como prenda em festa junina?  

Aqui, você pode preparar a solução vocês mesmo, basta misturar: 

  • 4 xícaras de água morna; 
  • ½ xícara de açúcar branco; 
  • ½ xícara de detergente de louça líquido. 

Deixe a mistura descansar por uma hora (se possível até mais) para que ela fique bem poderosa e faça bolhas de sabão enormes! Para deixar a brincadeira ainda mais legal, adicione corante alimentar. 

  1. Jogo da memória

Os jogos da memória ajudam a desenvolver o intelecto e memória das crianças, uma vez que demandam concentração e lógica para encontrar as peças idênticas.  

Para deixar o jogo da memória ainda mais interessante, peça para que eles mesmo montem as peças para o jogo. Corte quadrados de papelão e peça para eles escreverem e desenharem o que eles querem no jogo deles. Ainda dá para ir adicionando mais peças ao longo do tempo e deixando o jogo mais desafiador.  

  1. Correndo obstáculos

Para essa atividade é preciso ser criativo e deixar o jogo mais desafiador a cada fase.  

A corrida de obstáculos não precisa ser exatamente uma corrida, principalmente se você não tiver muito espaço. Tudo que você precisa fazer é colocar alguns objetos no caminho como cadeiras, puffs, entre outros para dificultar a passagem. 

Deixe o jogo mais difícil adicionando objetos para a criança segurar como um copo de água cheio, ou uma colher e um ovo. Vence o jogo quem passar os obstáculos sem deixar nada cair.  

  1. Pintura

dia das crianças

Essa atividade serve para as crianças que já demonstram ser mais criativas e gostam de pintar e desenhar. Ofereça uma série de tintas, lápis de cor, giz de cera e, é claro, papel para que eles possam se expressar e desenhar o que quiserem!  

Não se preocupe com pingos e riscos de lápis, com toda certeza, existe um produto de limpeza que retira essas manchas sem esforço!  

  1. Quebra-cabeça

Assim como o jogo da memória exercita a mente da criança, o quebra-cabeça também pode ajudar nesse aspecto. Eles trabalham a paciência e atenção, são ótimos para entreter as crianças por algumas horas, especialmente as mais velhas.  

Aqui você também pode incentivá-las a criar seus próprios quebra-cabeças, pedindo para que elas desenhem algo e depois recortem em pedaços irregulares e desafiarem você a montar!  

  

Enfim, essas são as nossas dicas para celebrar o Dia das Crianças com os seus filhos! Esperamos que vocês tenham gostado e que essas ideias ajudem a unir ainda mais a sua família!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *