Dicas práticas para limpar os móveis da casa
Só quem é responsável pela limpeza da casa sabe o desafio que é manter os móveis sempre limpos e bem cuidados, principalmente para quem tem pouco tempo livre e uma rotina bem agitada. Isso porque essas superfícies são bem mais delicadas do que o resto dos itens da casa e sofrem avarias com muita facilidade.
A maioria dos móveis apresenta baixa resistência à umidade, risca, quebra e mancha apenas por limparmos de maneira incorreta. É um verdadeiro pesadelo para quem assume essa missão! A quantidade de moradores da casa, a presença de pets e mesmo o clima são fatores que também influenciam muito na durabilidade dos móveis e na frequência da limpeza.
Se já está batendo o desespero só de lembrar da interminável lista de tarefas e de todo o trabalho a ser feito, não se preocupe.
Por isso, preparamos este conteúdo com dicas para limpar os móveis da casa e economizar um bom tempo durante a faxina sem comprometer o material do seu móvel e ainda dar aquela aparência de mobília nova.
Quer saber como? Então confira abaixo todas as nossas dicas super práticas!
Como limpar os móveis da casa de forma rápida, prática e segura
A nossa primeira e mais importante dica é: esqueça tudo o que você sabe sobre limpeza de móveis até agora. Especialmente as receitas caseiras que você acompanha nas mídias sociais ou naqueles vídeos compartilhados pelo WhatsApp. Isso porque, apesar de imediatamente eficazes, a maioria das receitas caseiras é muito prejudicial, a longo prazo, tanto para a mobília da sua casa quanto para você.
Além disso, alguns produtos químicos, quando misturados a outras fórmulas, podem gerar gases e substâncias tóxicas quando inalados ou em contato com a pele. Portanto, muita atenção! Muito cuidado ao observar os rótulos dos produtos utilizados para a limpeza da sua casa, principalmente dos móveis, e jamais misture dois produtos diferentes.
O primeiro passo é comprar, direto do supermercado e observando todas as medidas de segurança, produtos próprios para a limpeza de móveis e que tenham especificações claras na embalagem. Assim, você garante que sua mobília não ficará manchada ou sofrerá qualquer tipo de corrosão.
Depois, não se esqueça de garantir também a sua segurança. Recomendamos o uso de luvas de limpeza, pois o contato direto com os componentes presentes nas fórmulas dos produtos, pode causar alergias ou danos a saúde.
Remova a camada de poeira
A primeira etapa para limpar os móveis da casa é muito simples e consiste em retirar, com cuidado, toda a camada mais grossa de sujeira. Para isso, você deve contar com uma flanela seca e macia. Preste muita atenção ao tecido e formato da sua flanela, afinal, tecidos grossos ou ásperos podem riscar a superfície dos seus móveis.
Algumas pessoas preferem usar os espanadores para retirar o excesso de pó. Entretanto, o movimento e a leveza do material farão com que a poeira deixe seu móvel para se instalar em outro canto da casa ou mesmo contaminar o ar. Por isso, a melhor opção é sempre limpar com um pedaço de tecido, uma vez que a sujeira tende a ficar grudada no material.
Se optar por um tecido úmido, para não correr o risco de espalhar a poeira, tome cuidado para secar bem o móvel logo depois. A umidade é a maior inimiga da sua mobília, causando estufamento e rachaduras.
Sob nenhuma circunstância aplique o produto de limpeza para móveis direto sobre a sujeira. Isso só fará com que a sujeira se espalhe mais, grude sobre a superfície e ainda risque seus móveis.
Remova as manchas mais persistentes
O ideal é que seu móvel nunca permaneça umedecido, mas isso não significa que, durante o processo de limpeza, você não possa contar com o auxílio de um pano úmido com água e sabão líquido.
Para isso, umedeça um pano multiuso na água com sabão líquido neutro e, depois de remover o excesso, aplique cuidadosamente sobre o local manchado. Evite esfregar o tecido sobre o móvel, para não estragar a pintura ou o verniz. Basta deslizar suavemente sobre a superfície e então verificar se a mancha foi removida.
Após esse processo, utilize um pano seco para remover toda a umidade.
Conte com o auxílio de produtos de limpeza para móveis
Os produtos de limpeza para móveis foram desenvolvidos para essa exclusiva finalidade e, portanto, não deixam manchas ou causam qualquer outro estrago. É preciso apenas saber como, quando e onde aplicar.
Abaixo, explicamos um pouco mais sobre os principais produtos e modo de usar:
Lustra móveis: os lustra móveis, assim como as ceras para móveis, ajudam na hidratação da mobília, dão um brilho todo especial e ainda criam uma camada protetora contra as ações do tempo e da poeira. Manter seus móveis sempre lustrados e encerados garante uma maior durabilidade e proteção.
Outro ponto interessante é que o lustra móveis ajuda também a retardar os efeitos da umidade, evita o desenvolvimento de micro-organismos que correm sua mobília e reduzem as chances de riscos por poeira e outras partículas de sujeira.
Óleo de peroba: esse produto, muito popular quando o assunto são os cuidados com os móveis da casa, é muito eficaz na conservação das peças. Isso porque, desenvolvido para garantir a proteção e durabilidade dos produtos, o óleo de peroba hidrata profundamente a mobília e cria uma fina camada protetora, muito semelhante ao lustra móveis.
Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica prática para limpar os móveis da casa? Deixe nos comentários!
Leia também: Como cuidar das suas plantas no inverno